Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema se prepara para progredir no desenvolvimento dos Planos de Bacias Hidrográficas

Publicação:

Sema se prepara para progredir no desenvolvimento dos Planos de Bacias Hidrográficas
Sema se prepara para progredir no desenvolvimento dos Planos de Bacias Hidrográficas

A experiência do Estado do Espirito Santo na elaboração de processos de planejamento dos usos da água das bacias hidrográficas foi apresentada aos analistas do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Conselho de Recursos Hídricos (CRH) e Fepam pela técnica da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) daquele estado, Mônica Amorim em reuniões realizadas na segunda e terça-feira (13-14/5) em Porto Alegre.

O evento vem ao encontro do projeto que está sendo desenvolvido na Divisão de Planejamento e Gestão (DIPLA) do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, que propõe a execução de Planos de Bacia pela própria equipe do DRH.

Além da capacitação dos técnicos da Secretaria para o desenvolvimento e execução dos Planos de Bacia em articulação com os Comitês, a iniciativa representará importante economia financeira para o Estado. Para se ter uma ideia, o custo total dos cinco planos desenvolvidos pela agência capixaba em dois anos de trabalho foi de aproximadamente R$ 1,9 milhão, enquanto que o mesmo escopo de trabalho havia sido orçado em R$ 15 milhões se fosse realizado por empresas de consultoria da região.

A técnica Mônica Amorim iniciou sua palestra apresentando o histórico do surgimento da ideia de elaboração do projeto no ES, bem como as etapas de elaboração e os produtos finais. Depois foi realizada uma rodada de conversa com a equipe executiva da DIPLA, que está desenvolvendo o projeto dos chamados Planos Internos. E por fim, o diálogo foi com os Comitês de Bacia, que puderam apresentar à convidada a realidade dos conflitos pelo uso da água das Bacias Hidrográficas gaúchas. Desta etapa participaram representantes dos comitês Caí, Várzea, Turvo, Santa Maria e Sinos.

O diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, Paulo Paim destaca que com a capacitação, a equipe da Sema terá condições de dar início a consolidação do Plano da Bacia Hidrográfica do rio Mampituba, que será o projeto piloto dessa nova concepção de elaboração dos Planos de Bacia no Rio Grande do Sul.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura