Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema participa de operação de fiscalização na serra gaúcha

Publicação:

Carnes de animais apreendidas
Carnes de animais apreendidas

Técnicos do Departamento de Biodiversidade da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) participaram da operação Retirada nos municípios de São Francisco de Paula, Jaquirana e Cambará do Sul para coibir crimes como caça e pesca irregular, manutenção de aves em cativeiro e colheita do pinhão em período de defeso. A fiscalização ocorreu entre os últimos dias 10 e 12.

Além dos técnicos da Sema, também participaram da fiscalização policiais do Comando Ambiental da Brigada Militar de Canela, policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (3° BRBM), agentes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), e policiais civis da Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula, totalizando 26 agentes e nove viaturas.

Os servidores apreenderam 27 quilos de pescado sem origem, 17 quilos de carne da caça de animais como tatu, lagarto e aves silvestres, cinco pássaros silvestres (quatro trinca-ferro e um pintassilgo), 210 metros de redes de uso proibido e quatro tarrafas.

Foram vistoriados dez estabelecimentos comerciais e pontos de venda de produtos da região. Em São Francisco de Paula, os técnicos flagraram uma intervenção não autorizada em Área de Preservação Permanente. Em outra localidade apreenderam oito metros cúbicos de nó de pinho de araucárias sem origem legal e que seriam comercializados. Em Parobé, resgataram 56 quilos de pinhão colocados à venda fora do período permitido.

Os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na área urbana do município de São Francisco de Paula. Três pessoas foram presas em flagrante por posse de cinco armas de fogo e munição, além de grande quantidade de dinheiro em espécie.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura