Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema lança campanha para tirar araucária da extinção

Publicação:


O pinheiro brasileiro (Araucaraia angustifolia) é uma árvore nativa que ocupava grandes áreas do Planalto do Rio Grande do Sul. Devido ao corte indiscriminado, ela se encontra na lista das espécies ameaçadas de extinção. Para tentar reverter este quadro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vai lançar a Campanha de Repovoamento da Araucária, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente 2002, de 5 a 13 de junho.


Com o chamamento "Plante o Pinheiro Brasileiro", o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema fará a distribuição de 20 toneladas de sementes da espécie - o pinhão, em cerca de 300 municípios. A previsão é de que a campanha provoque o surgimento de 1,5 milhão de novos pinheiros. Também serão distribuídas mudas para plantios simbólicos.


De acordo com o Inventário Florestal do Rio Grande do Sul, embora a área de florestas tenha aumentado, o pinheiro brasileiro sofreu diminuição no número de árvores e no seu volume (altura e espessura) por hectare, de 1983 a 2001 (ver box abaixo). Isto se deu em conseqüência do corte das unidades com maior diâmetro e vem provocando a fragmentação e o isolamento das florestas nativas, alterações na sua estrutura e diversidade genética, além da extinção de espécies da flora e fauna.


A Campanha de Repovoamento da Araucária será lançada na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente no dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, em Barão de Cotegipe, região Norte do Estado. O evento acontecerá a partir das 9h na escola Estadual São José Povoado Sérvia. Na ocasião, também será realizado o II Seminário Estadual do Meio Ambiente. Do dia 6 ao dia 13, acontecerão lançamentos regionais da Campanha em Passo Fundo, Carazinho, Nova Prata, Caxias do Sul, Vacaria e Planalto, com a coordenação das Agências Florestais da Sema situadas nestes municípios e em Barracão, através do Parque Estadual de Espigão Alto.


CARACTERÍSTICAS - O pinheiro brasileiro é de grande porte, podendo alcançar até 50 metros de altura, atingindo a parte superior da floresta. Quando jovem, possui a copa em forma de cone e na idade adulta o seu tronco reto ramifica-se apenas no topo, tomando o formato de taça. Uma araucária demora 15 anos para produzir pinhões que, atualmente, têm sido bastante utilizados na culinária.


Quando o plantio do pinheiro brasileiro é feito em áreas consideradas de preservação permanente (topo de morros, encostas, ao redor de cursos d'água, nascentes, platôs) as árvores não poderão ser aproveitadas economicamente no futuro. Já aquelas árvores plantadas fora de áreas de preservação, terão o seu aproveitamento garantido no futuro.


Não é recomendado o plantio para arborização urbana.



CURIOSIDADES



* Todas as espécies de araucária encontram-se no Hemisfério Sul, mas a Araucaria angustifolia (pinheiro brasileiro) existe apenas no Brasil e em pequenas áreas da Argentina e do Paraguai. No Rio Grande do Sul, predomina no Planalto e em regiões com altitudes superiores a 500m.
* Atualmente o pinheiro está valendo mais em pé, produzindo pinhão, do que cortado, vendido como madeira.
* A cutia (mamífero) é a principal responsável pela disseminação do pinheiro, pois enterra o pinhão para comê-lo depois. Desta prática, nascem novas araucárias.
*O grimpeiro (ave) representa a simbiose perfeita com a floresta, comendo larvas que atacam a araucária.



SITUAÇÃO DA ARAUCÁRIA


1983:
Volume....................73,70/hectares
N° de árvores..........85,43/hectares


2001:
Volume...................41,06/hectares
N° de árvores.........37,51/hectares

Fonte: Assecom Sema
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura