Quem somos

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), criada em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela política ambiental do Rio Grande do Sul.

A pasta, que antes era conhecida por Secretaria Estadual do Meio Ambiente, recebeu a nova denominação em dezembro de 2014, conforme o projeto de Lei nº 282 /2014 do Poder Executivo, aprovado pela Assembleia Legislativa. A matéria altera a Lei n.º 13.601, de 01 de janeiro de 2011, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo do Estado e dá outras providências.

A secretária

secretária Ana Pellini aparece sentada atrás de uma mesa, assinando um documento e sorrindo para a foto;
secretária Ana Pellini

Ana Pellini é servidora pública do Estado e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde atuou como professora. É também mestre em Administração Pública.

Natural de Caxias do Sul, foi auditora da Secretaria da Fazenda do Estado, diretora geral do Tribunal de Justiça, diretora geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública – pasta que também comandou de fevereiro a maio de 2007 – e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) de maio de 2007 a agosto de 2009. Esteve à frente da Secretaria Geral de Governo entre agosto de 2009 e dezembro de 2010.

Antes de assumir a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini atuava como secretária de Licenciamento e Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Alegre.

A secretária adjunta

Maria Patrícia Möllmann é natural de Passo Fundo e concluiu o Curso de Direito pela Faculdade Ritter dos Reis. Em 2002, tornou-se Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, além de secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, exerce também as funções de presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente CONSEMA, presidente do Conselho de Recursos Hídricos CRH e membro da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sema - Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável