Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

SSB 2024: Painel aborda influência das políticas públicas na matriz energética do RS

Publicação:

Secretária Marjorie abriu o painel destacando as ações do Estado voltadas à transição energética justa
Secretária Marjorie abriu o painel destacando as ações do Estado voltadas à transição energética justa - Foto: Adriano Schneider

Energias renováveis e transição energética justa estiveram em pauta no segundo dia de South Summit Brazil 2024, evento correalizado pelo governo do Estado. O tema foi tratado no painel A Influência das Políticas Públicas na Matriz Energética do Rio Grande do Sul, realizado no início da tarde desta quinta-feira (21/3), no Demo Stage.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, abriu os trabalhos destacando as ações do Estado voltadas à transição energética justa, desde o fomento ao biogás até as ações mais recentes voltadas ao hidrogênio verde. “O governo do Estado impulsiona uma nova cadeia, sempre orientado em estudos, que é o que estamos fazendo para o hidrogênio verde. Isso sem esquecer do biogás, cuja cadeia já está montada”, citou a secretária, acrescentado que a matriz energética do RS já é majoritariamente renovável.

O Programa Biogás RS tem por objetivo fomentar a cadeia de biodigestores no Estado. Ainda em 2015, o governo abriu a primeira chamada para biogás, criando, no ano seguinte, uma lei de incentivo ao uso. “O que fizemos para o biogás no passado, estamos trabalhando em moldes muito parecidos para o hidrogênio verde.”

Gerente-executiva de Estratégia da Sulgás, Thays Ferreira Falcão defendeu que o processo de transição para uma matriz energética mais renovável passa, em um primeiro momento, pela diversificação de fontes. “Assim, vamos migrando, gradativamente, para uma matriz totalmente renovável.”

Já a coordenadora da Biotérmica Energia, Andressa Schumacher, compartilhou a experiência da empresa na geração de energia a partir do resíduo sólido urbano, agregando valor ao que era um passivo ambiental. O painel se encerrou com manifestação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que pontuou a importância da política pública para que esses energéticos se tornem cada vez mais competitivos. “Qualquer avanço passa pela implementação de uma política pública, e o poder público estar aberto para construir esses novos caminhos é determinante”, finalizou.

Texto: Joyce Heurich/Ascom Sema
Edição: Marcelo Kervalt/Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura