Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Ação de voluntariado recolhe cerca de 1,5 tonelada de resíduos do Parque Estadual Delta do Jacuí

Publicação:

na foto aparecem três homens, vestidos de coletes verdes e luvas de borracha, recolhendo os resíduos do parque estadual delta do jacuí. em segundo plano, um cão aparece do lado direito na foto. ao lado esquerdo, galhos no chão. todos estão em uma área verde, com muitas árvores.
Cerca de 1,5 tonelada de resíduos - sólidos e orgânicos - foi recolhida na ação. - Foto: Manu Oliveira

A terça-feira (26/3) contou com um clima ideal para uma ação diferente na Ilha da Pintada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com sol e temperaturas amenas, um grupo de 15 voluntários aproveitou o dia para participar de uma atividade de recolhimento de resíduos das margens do Rio Jacuí e do Lago Guaíba, no Parque Estadual Delta do Jacuí (PEDJ).

Cerca de 1,5 tonelada de resíduos - sólidos e orgânicos - foi recolhida na ação. Promovida pela equipe da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a iniciativa estava prevista no edital de Voluntariado nº 01/2024.

“O Programa de Voluntariado da Sema existe desde 2018. No início, a atuação era específica para Unidades de Conservação Estaduais, como o Delta do Jacuí. A partir de 2020, o programa foi expandido e os voluntários têm a oportunidade de atuação em todas as áreas e unidades da secretaria. O programa é um incentivo para que mais pessoas pratiquem a educação ambiental e sejam multiplicadoras do conhecimento”, pontuou Mariela Secchi, coordenadora da Assea. 

voluntário de boné e óculos de grau, luvas de borracha e colete do programa de voluntariado da sema olha para a câmera. ems egundo plano, diversos sacos contando o reculhimento dos resíduos.
“Eu vim aqui hoje para fazer a diferença", disse o voluntário Leonardo Couto. - Foto: -

Esta foi a primeira vez que o médico veterinário Leonardo Couto participou como voluntário. “Eu vim aqui hoje para fazer a diferença. Vimos que a região sofreu bastante com as enchentes e está sendo muito legal participar. Indico essa ação para quem quiser ajudar o planeta”, comemorou Couto.

wagner, voluntário do programa, olha para câmera. ele está de chapéu caramelo, camiseta preta e colete verde do programa de voluntário.
Este foi o segundo edital de voluntariado em que Wagner Fidalgo participou da iniciativa. - Foto: -
Já este foi o segundo edital de voluntariado em que Wagner Fidalgo participou da iniciativa. “É muito legal conhecer Unidades de Conservação, principalmente ajudando a restaurar esse ambiente que é muito lindo”.

O PEDJ é uma Unidade de Conservação de proteção integral inserida nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Criado em 1976, possui uma área de 14 mil hectares nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul.

Devido à sua localização, no caminho de cursos hídricos, o parque é naturalmente propenso a receber uma grande quantidade de resíduos sólidos e orgânicos, transportados pelo fluxo das águas. A gestora da unidade, Gabriela da Cunha Souza, reforçou que a iniciativa se tornou ainda mais relevante após as enchentes que atingiram a região.

“Estamos muito felizes com a participação dos voluntários na sede. No final do ano passado tivemos enchentes, que trouxeram muitos resíduos para a área do parque. A ação está sendo relevante para restabelecer um ambiente mais limpo por meio da ajuda de várias mãos, permitindo, assim, o reconhecimento da importância da Unidade de Conservação”, finalizou Gabriela.

Ação reuniu voluntários e equipe da Sema.
Ação reuniu voluntários e equipe da Sema. - Foto: Assea/Sema

Texto: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura