Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Piratini apresenta acordo que garante visibilidade do Salto do Yucumã

Publicação:

PE Turvo
Salto Yucumã - Foto: Paola Stumpf

O governador José Ivo Sartori apresenta, nesta terça-feira (6), o acordo institucional que beneficia o turismo no Rio Grande do Sul e garante a visibilidade do Salto do Yucumã nos finais de semana. O evento acontece a partir das 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. De acordo com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, o acordo é resultado de uma antiga reivindicação da Sema junto ao governo federal. "Ficamos contentes com essa decisão, que acontece após longa articulação da Sema junto ao governo federal. A partir de agora, o Salto ficará plenamente visível para os turistas que desejam visitar o Salto nos sábados e domingos", destaca a secretária.

Localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, o Salto do Yucumã possui 1,8 quilômetro de extensão e é considerado a maior queda d'água horizontal do mundo. Porém, era preciso ter sorte para apreciar essa beleza natural. Na maior parte do tempo, o Salto ficava submerso em razão da grande quantidade de água do Rio Uruguai escoada pela Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. Ciente de que a inundação prejudicava os visitantes, a Sema, desde setembro de 2015, buscou junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e à Agência Nacional de Águas (ANA) o resgate desse ponto turístico tão importante para a região noroeste do Estado.

Publicada no Diário Oficial da União, a Resolução Nº 4 da ANA estabelece novas regras de operação para a usina e determina que, em períodos de pouca chuva que caracterizam baixas vazões, a descarga deverá ser igual ou inferior a 1 mil m³ de água por segundo entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de domingo. A operação é administrada pelo Ministério de Minas e Energia, respeitando as demandas do setor energético.

De acordo com a portaria, a usina também será responsável por informar a Sema, até o meio-dia das quintas-feiras, sobre as condições de operação para o final de semana. Em caso de altas vazões que inviabilizem a visualização do Salto, será disponibilizado um aviso para que os turistas possam ter a opção de reprogramar a visita ao Parque do Turvo. A resolução funcionará em formato de teste por 180 dias.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura