Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Estadual de Itapuã

Unidade de Proteção Integral do Estado do Rio Grande do Sul

praia pedreira em parque itapua
praia pedreira 3 itapua - Foto: renaatogrimm

O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, a 57 Km de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque foi reaberto em abril de 2002, após ter ficado fechado por mais de dez anos para a recuperação de seus ecossistemas e sua estruturação administrativa.

 O Parque Estadual de Itapuã destina-se à proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados em plena região metropolitana de Porto Alegre. Dentre as espécies da fauna preservada pelo Parque salienta-se o bugio-ruivo (Aloutatta guariba), ameaçado de extinção, a lontra (Lontra longicaudis), o gato-maracajá (Leopardus wiedii), bem como aves migratórias como o maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) e o suiriri (Tyrannus melancholicus).

 O Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos. No Centro de Visitantes, há uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação, e para grupos agendados é ministrada uma palestra com as informações e a história do Parque.

A visitação está aberta somente à Praia das Pombas atualmente, aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A venda antecipada de ingressos ocorrerá sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h, na sede da Sema (Av. Borges de Medeiros, 261 Ed. União, 1º andar)Crianças até nove anos são isentas do pagamento. A capacidade atual da praia é de até 350 pessoas. 

A venda de ingressos seguirá ocorrendo normalmente na sede do Parque aos sábados e domingos, se restarem vagas após a venda antecipada. O valor do ingresso para visitar o Parque Estadual de Itapuã é de R$ 7,22.  O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual Nº 8.109 de 1985, que define as taxas de serviços diversos dos órgãos estaduais, em Unidade Padrão Fiscal (UPF/RS). 

O Parque oferece infra-estrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. Quanto à alimentação, é necessário que o visitante leve seu próprio lanche. 

Quanto ao uso das churrasqueiras, destaca-se que não há disponibilidade desse equipamento para todos os visitantes que ingressam no Parque, portanto seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque (lenha, gravetos etc.). 

Caso não encontre as informações desejadas sobre VISITAÇÃO e ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, entre em contato com o Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, pelo telefone (51) 3494-8083 ou pelo email cv-itapua@sema.rs.gov.br.

Telefones: (51) 3494-8083 / (51) 3494-8082

E-mail: cv-itapua@sema.rs.gov.br.

Responsável: Dayse Rocha (Portaria SEMA nº 01, de 06 de janeiro de 2017)

Link para download e visualização:

 Plano manejo PEItapua (.pdf 957,35 KBytes) 

 

Bioma: Pampa.
Município  Viamão.

Descrição

Sema - Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável