Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Estadual de Itapuã

A visitação está aberta somente à Praia das Pombas atualmente, de quinta-feira a domingo, horário de VENDA de ingressos: 9h-12h e das 13:30-17h e o horário de permanência no Parque das 9h-20h durante o horário de verão.  A venda dos ingressos ocorre perante a entrada no Parque e o pagamento é somente em dinheiro.  A capacidade atual da praia é de até 350 pessoas. 

A venda de ingressos seguirá ocorrendo normalmente na sede do Parque de quinta-feira a domingo. O valor do ingresso para visitar o Parque Estadual de Itapuã a partir de 25 de janeiro de 2018 o ingresso nas UCs é de R$16,50 por visitante, conforme Lei 15.017 de 13 de julho de 2017 e a UPF.

De acordo com a PORTARIA SEMA n° 65/2018: Crianças de até 2 anos são isentas da taxa de ingresso; Crianças de 2 à 12 anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e estudantes com carteira nacional pagam meio ingresso.

O Parque oferece infra-estrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. Quanto à alimentação, é necessário que o visitante leve seu próprio lanche. 

Quanto ao uso das churrasqueiras, destaca-se que não há disponibilidade desse equipamento para todos os visitantes que ingressam no Parque, portanto seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque (lenha, gravetos etc.). 

O Parque Estadual de Itapuã conta com serviço de condutores de trilha, em conformidade com Instrução Normativa SEMA nº01/2014! O serviço é realizado por condutores ambientais autônomos, capacitados para exercer esta atividade e responsáveis pela condução de grupos em segurança nas trilhas de Itapuã.

Trilhas disponíveis:
Trilha da Onça: Saindo da Praia das Pombas, costeando o Guaíba pela mata ciliar, chegando à Praia da Onça. Possuí nível de dificuldade fácil e extensão de 1.640m, com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.
 
Trilha da Visão: Subindo o Morro do Campista chegando na Pedra da Visão, com uma vista da Praia de Fora, Lagoa Negra,  Morro da Grota e Laguna dos Patos. Possuí idade mínima de 15 anos, nível de dificuldade média e extensão de 1.470m, com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.
 
Trilha da Fortaleza: Inicia na Praia da Pedreira, com pontos históricos como a Vila dos Pescadores e as Trincheiras da Revolução Farroupilha. Possuí nível de dificuldade médio-moderado, distância de 6.400m (circular), com mais 5km de deslocamento a pé até o início da trilha e duração aproximada de 5 horas.
 
Para realizar as trilhas é necessário adquirir o ingresso do PEI além do valor da trilha que será pago diretamente ao condutor, e agendamento prévio pelo e-mail: condutoresitapua@gmail.com. Todas as trilhas possuem a capacidade máxima de 15 pessoas e é obrigatório o uso de calçado fechado!

Contatos:

 Telefone (51) 3494-8083

E-mailcv-itapua@sema.rs.gov.br

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura