Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Transição Energética será tema de evento promovido pelo Governo RS e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Publicação:

-
-

Os debates em torno das mudanças climáticas têm gerado uma preocupação com a matrizenergética dos países. Apesar de o Brasil ser uma exceção — com 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis — de maneira geral, ainda há no mundo uma grande dependência de combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases?de?efeito estufa.

A transiçãoenergética é o conceito que envolve mudanças com o objetivo de migrar dessa matriz para outra, focada na geração de energia porfontes renováveis. Estratégias para viabilizar essa transoformação serão o tema de um webinar promovido pelo Governo RS, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em conjunto com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

O webinar Estratégias de Transição Energética será realizado na próxima terça-feira (10/05), a partir das 10h, e contará com a palestra da especialista americana em transição e regulação de energia, Colette Honorable. O evento é aberto a todos os interessados e será transmitido pela plataforma Zoom.

A abertura terá as presenças do governador Ranolfo Vieira Júnior e do cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen. O evento contará, ainda, com a mediação do secretário chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e a participação da secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Interessados em participar devem acessar o link bit.ly/energiaeuars, preencher os campos nome, sobrenome e endereço de e-mail, e clicar em inscrição.  

Currículo da palestrante: Colette Honorable é uma experiente reguladora nos setores de energia nacional e internacional, atualmente é membro do Grupo Reed Smith’s Energy and Natural Resources. Também foi consultora na Federal Energy Regulatory Commission, e conselheira na Arkansas Public Service Commission, onde supervisionou uma jurisdição com 450 serviços de utilidade pública e orçamentos de aproximadamente USD 5 bilhões. Durante o mandato de Honorable, o Arkansas liderou os programas de eficiência energética do Sul e Sudeste, e as taxas de energia foram consistentemente parte das menores na nação. 

Serviço  

Webinar Estratégias de Transição Energética  

Data: 10/05, terça-feira
Hora: 10h às 11h15 (horário de Brasília)   
Inscrições gratuitas: bit.ly/energiaeuars

As perguntas da imprensa poderão ser encaminhadas pelo Q&A do Zoom durante o evento ou para os e-mails imprensa@sema.rs.gov.br e portoalegreimprensa@state.gov. 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura