Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema emite primeira certificação do programa Campos do Sul

Publicação:

Propriedade Chácara Carancho, em Alegrete, foi a primeira a receber a certificação.
Propriedade Chácara Carancho, em Alegrete, foi a primeira a receber a certificação. - Foto: Divulgação/Sema

O programa Campos do Sul, administrado pelo Departamento de Biodiversidade (Dbio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), emitiu a sua primeira certificação. Foi para a propriedade Chácara Carancho, no município de Alegrete, inserida no bioma Pampa.

De acordo com os critérios para a inclusão e os requisitos para o enquadramento nos níveis do programa, a propriedade foi classificada como de nível avançado. No local, são desenvolvidas atividades de preservação por meio de prevenção de sobrepastejo, ajustando a carga animal à capacidade de suporte das pastagens, assim como o isolamento temporário de parcelas de campo com o objetivo de tornar o manejo mais dinâmico, oportunizando o descanso das áreas. Além disso, são adotados princípios de bem-estar dos animais de criação e silvestres.

Propriedade foi classificada como de nível avançado.
Propriedade foi classificada como de nível avançado.

O programa Campos do Sul foi lançado pela Sema em julho de 2020 com o objetivo de assegurar a conservação dos campos nativos nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Por meio da iniciativa, os proprietários rurais são incentivados a adotarem boas práticas ambientais que garantam a proteção dos serviços funcionais e ecossistêmicos dos ambientes campestres, bem como sua biodiversidade.

A inscrição de nível avançado, recebida pela propriedade, ocorre quando o local possui área de campo nativo funcional, mantida com atividades compatíveis com a sua conservação, bem como a adoção complementar de pelo menos 50% das boas práticas ambientais e de manejo sustentável. Além disso, também é necessária a utilização de ao menos uma das práticas recomendadas que resultem em benefícios à biodiversidade.

Para mais informações sobre o cadastro para adesão ao programa, clique aqui.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade

Colaboração: Departamento de Biodiversidade Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura