Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS participa de operação para coibir desmatamento em regiões de floresta do bioma Mata Atlântica

Publicação:

Sema e Fepam integram Operação Mata Atlântica em Pé, promovida pelo Ministério Público. Arte: MP
Sema e Fepam integram Operação Mata Atlântica em Pé, promovida pelo Ministério Público. Arte: MP

A fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) vai integrar a Operação Mata Atlântica em Pé, que inicia nesta segunda-feira (16/09). A ação é uma iniciativa dos Ministérios Públicos de 17 estados, voltada a coibir o desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.

A operação será executada com apoio da Polícia Militar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais ligados à questão ambiental. A coordenação dos trabalhos em âmbito nacional é feita pelo Ministério Público do Paraná.

Até quinta-feira (19/09), fiscais e policiais vinculados à proteção ambiental dos Estados, sob coordenação dos Centros de Apoio de Proteção ao Meio Ambiente dos Ministérios Públicos Estaduais, farão vistorias, autuações e outras medidas em propriedades onde houver a confirmação de desmatamento de Mata Atlântica. O trabalho é feito com suporte de satélite e atlas desenvolvidos pela SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e utiliza, entre as suas metodologias, imagens comparativas entre o estado atual dos imóveis e a situação em períodos anteriores.

O bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², equivalente a 13,04% do território nacional, e abriga formações florestais (floresta ombrófila densa; floresta ombrófila aberta; floresta estacional semidecidual; floresta estacional decidual e floresta ombrófila mista, também denominada de Mata de Araucárias), além de ecossistemas associados (restingas, manguezais, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais).

Será a primeira vez que todos os estados brasileiros que abrigam o bioma Mata Atlântica participam da operação, a partir dos Ministérios Públicos estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Aqui no Estado, o balanço final vai ser apresentado na quinta-feira (19/09).

Esta é a terceira edição da Operação Mata Atlântica em Pé (segunda de âmbito nacional, em 2017 a ação foi promovida apenas no Paraná). No ano passado, 15 estados participaram da ação.

colaboração: Ministério Público    edição: Vanessa Trindade

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura