Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e Fepam participam de inauguração on-line da subestação de energia Marau 2

Publicação:

As obras foram executadas pela Coprel Cooperativa de Energia, com sede administrativa no município de Ibirubá, somando investimento de R$ 14 milhões
As obras foram executadas pela Coprel Cooperativa de Energia, com sede administrativa no município de Ibirubá - Foto: Vanessa Trindade

O governador Eduardo Leite, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, o secretário adjunto, Paulo Pereira e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, participaram, na tarde desta quarta-feira (12/8), de evento virtual de inauguração da subesestação de energia Marau 2. As obras foram executadas pela Coprel Cooperativa de Energia, com sede administrativa no município de Ibirubá, somando investimento de R$ 14 milhões.

"O povo gaúcho quer energia de qualidade, sem oscilações e que os deixe na mão, especialmente no que diz respeito ao setor produtivo, mas também para os consumidores. A energia elétrica também é um fator importante para atrair investimentos para o Estado, uma vez que investidores precisam ter a segurança da qualidade de energia para ter melhor produtividade. É um setor altamente estratégico para o RS", afirmou o governador.

Financiado pela Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento, o empreendimento entrou em funcionamento neste mês de agosto e atenderá 5.720 famílias de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria.

A Marau 2 contempla a construção de 4,5 quilômetros de linha de distribuição em 138 quilovolts (kV) e instalação de dois transformadores de 15 megavolt-ampère (MVA), que atuam de forma simultânea, em redundância. É a quarta subestação própria da Coprel. A obra começou a ser executada em dezembro de 2019.

"Desde que o governador Eduardo Leite unificou as pastas de Meio Ambiente e Infraestrutura, seguimos três palavras como um mantra: equilíbrio, eficiência e cooperação. Com cooperação, conseguimos enfrentar todos os problemas", disse o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

A subestação é telecomandada pelo Centro de Operação, em Ibirubá, e conta com a qualidade da internet via fibra da Coprel. Antes, Marau tinha somente um alimentador. Agora com a subestação, quatro novos alimentadores, com tensão de operação em 23kV, possibilitam manobras entre os alimentadores para contingência e suprimento de novas cargas, tornando o sistema elétrico robusto e confiável.

A presidente Fepam, destacou a importância do trabalhos das cooperativas e o compromisso em efetivar as obras em tempo hábil. “É uma satisfação ver esta inauguração, sabendo que as obras aconteceram no modelo previsto pela nossa gestão. O licenciamento da subestação saiu após 90 dias de análise da Fundação, um tempo satisfatório e coerente. A Fepam segue à disposição das cooperativas, sempre melhorando o sistema de licenciamento no RS, ouvindo e crescendo juntos”, disse Marjorie.

O presidente da Coprel, Jânio Stefanello, detalhou que o investimento melhora os níveis de tensão e aumenta em quase três vezes a disponibilidade de energia para a região. "Podemos fazer muito pelas nossas comunidades. O cooperativismo gaúcho é sempre parceiro do Estado na construção de políticas públicas", explicou.

A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, o senador Luis Carlos Heinze e os deputados estaduais Sérgio Turra e Vilmar Zanchin também participaram do evento.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura