Sema e Fepam doam veículos para prefeituras do interior

A Sema e a Fepam realizaram a doação de três veículos para os municípios de Cruzeiro do Sul, Capão do Sul, Capão do Leão e Chuí.

Doação de veículos da Fepam para municípios
Doação de veículos da Fepam para municípios do interior - Foto: Sofia Alonso
Por Texto: Vanessa Trindade

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizaram, nesta quarta-feira (22/12), a doação de três veículos para os municípios de Cruzeiro do Sul, Capão do Leão e Chuí. O ato de entrega aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com a participação do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, da presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e dos representantes municipais.

“A gente está disponibilizando esses automóveis com o intuito de fortalecer o Sistema Estadual do Meio Ambiente, o Sisepra, um sistema colaborativo em que vários entes atuam na fiscalização ambiental, entre eles os municípios. Quanto melhor equipados, mais proteção e mais eficiência no trabalho. Que possamos avançar cada vez mais rumo à sustentabilidade”, reforçou o secretário Viana.

Os carros, modelo Uno do ano de 2013, faziam parte da frota da Fepam que está sendo substituída por veículos que atendam melhor as necessidades dos analistas da fundação. Segundo a presidente, as prefeituras foram selecionadas conforme a necessidade.

“Estamos atentos para otimizar os recursos e, neste caso, os veículos irão contribuir para a melhoria contínua da preservação ambiental, tanto do Estado, quanto dos municípios”, informou Marjorie.

Os prefeitos comemoraram o recebimento dos veículos, que serão utilizados pelas secretarias municipais de meio ambiente em demandas de fiscalização e licenciamento ambiental.

O prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa, disse que este será o primeiro veículo da secretaria municipal de meio ambiente e salientou a importância desse reforço. “Por estarmos localizados em uma região de fronteira, as ações ambientais precisam de atenção redobrada e esse veículo irá auxiliar no trabalho”.

Jeferson Antuarte, vice-prefeito de Capão do Leão, reforçou que a secretaria de meio ambiente do município contava com apenas um veículo e que o novo carro irá auxiliar no licenciamento e na fiscalização ambiental.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, José Paulo Mallmann, comemorou essa iniciativa do governo do Estado. "Tudo o que vem pra agregar, nos ajuda. Hoje temos o desafio de construirmos uma estrutura para não fazer policiamento, mas sim criarmos uma consciência ecológica e a cooperação é o caminho".

No total, 11 prefeituras receberão doações de veículos - nove Uno ano 2013, uma Parati ano 2010 e uma Strada ano 2013. Outros 43 carros compõem a frota da Fepam, no entanto, segundo o diretor administrativo, Almir Azeredo, eles serão substituídos por veículos locados.

“A migração será gradativa, já que as viaturas que temos ainda apresentam condições de uso. A Fepam já iniciou o processo de locação visando dar melhores condições de trabalho aos empregados, assim como a redução de despesas. Um estudo realizado pela administração demonstrou que locação apresenta maior vantagem, como disponibilidade do veículo e redução de despesas com manutenção e seguro, além do custo de oportunidade de se investir o recurso da compra em outras áreas com maior necessidade”, reforçou Almir.

Veículo para laboratório
Nesta quarta-feira (22/12), também ocorre a entrega de um veículo da marca Toro para o laboratório da Fepam. De acordo com o diretor Almir, este caso foi uma aquisição pontual já que, por se tratar de uma atividade especial, o veículo precisaria ser adaptado. Para a compra foram utilizados recursos da Fepam oriundos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Leilão
Seguindo o processo de redução de despesas e de renovação da frota, 15 veículos da Fepam que não eram utilizados devido às condições precárias e alto custo de manutenção, serão leiloados. Outros já tiveram o leilão concluído. Todos passaram por uma avaliação por parte da Comissão de Avaliação de Veículos (CAVE) e estão em processo de desativação. Como os mesmos ocupavam vagas alugadas de estacionamento, gerando um alto custo, eles foram realocados e atualmente aguardam o leilão em uma área da Sema em Porto Alegre.