Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e Fepam atuam para garantir proteção ambiental e desenvolvimento ao RS

Publicação:

Equipes da Sema e da Fepam em vídeoconferência durante os dias de home office. Foto: Divulgação
Equipes da Sema e da Fepam em vídeoconferência durante os dias de home office. Foto: Divulgação

Em um momento crítico, de calamidade pública, os funcionários da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) transferiram seus departamentos para as salas, quartos e escritórios de suas casas nos últimos dias. O home office atende aos decretos do governador Eduardo Leite que preveem isolamento social para evitar a propagação da pandemia de Covid-19.

Os órgãos ambientais seguem conectados, porque as atividades essenciais não podem cessar e a proteção ao meio ambiente é uma delas. Em casa, as ferramentas tecnológicas se tornaram aliadas para que o Estado não pare. Diariamente ocorrem dezenas de encontros por videoconferência entre técnicos, diretores, presidente e secretário, que se reúnem para dar continuidade a projetos importantes para o RS.

Presidente da Fepam publicando as licenças de casa. Fogo: Divulgação
Presidente da Fepam publicando as licenças de casa. Fogo: Divulgação

Enquanto as conexões com os sistemas on-line eram organizadas para disponibilizar acesso a todos os servidores, a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, improvisou um escritório em casa, de onde passou a publicar as licenças que são emitidas diariamente por meio do Sistema Online de Licenciamento. Essa é a primeira vez em anos que uma presidente assume essa função. “Não podíamos esperar a tecnologia se aliar a cada necessidade específica, de cada funcionário. Colocamos a mão na massa e passamos a fazer o que podíamos, com as ferramentas que nos eram disponibilizadas”, conta.

Mais de 20 mil licenças ambientais estão em operação no Rio Grande do Sul para as mais diversas atividades as quais exigem monitoramento e fiscalização. Somente no mês de março, as equipes da Fepam produziram, até o momento, mais 830 documentos licenciatórios, entre certificados, declarações, autorizações, licenças e indeferimentos. Cerca de 120, apenas essa semana.

Para o secretário Artur Lemos Júnior, “mesmo em um momento de restrições à Covid-19, é preciso proporcionar a proteção da nossa biodiversidade, bem como garantir os recursos naturais para a geração de emprego, renda e desenvolvimento social para, após esse período, podermos retomar normalmente as atividades”.

Sendo assim, as equipes seguem analisando licenças, monitorando os empreendimentos, atuando na fiscalização e nos atendimentos de emergência. Todos os departamentos vêm atendendo as demandas por e-mail ou telefone. Os contatos que podem ser acessados aqui.

 Texto: Bárbara Corrêa e Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura