Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema debate projetos estratégicos em energia, gás e mineração e enfrentamento da estiagem durante a pandemia de Covid-19

Publicação:

Ações contra o coronavírus.
Ações contra o coronavírus.
O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, participou nesta quarta-feira (1º/04) de reuniões que dão prosseguimento a projetos que já estavam em andamento no RS antes do início da pandemia do novo Coronavirus e, consequentemente, das medidas de prevenção adotadas.

Pala manhã, em uma videoconferência com o Ministério de Minas e Energia (MME), foram debatidas as demandas em energia, gás e mineração.  O encontro reuniu secretários de estado, além de representantes da Petrobrás, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as demandas, estavam as medidas que poderão ser adotadas para os setores durante a pandemia.

Além do enfrentamento da crise gerada pela Covid-19, as ações para tentar minimizar os impactos da estiagem histórica que atinge o Rio Grande do Sul foi uma das pautas de outra videoconferência nesta quarta-feira, dessa vez com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e representantes do Gabinete de Crise do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma nova videochamada marcada para a semana que vem vai tratar sobre o abastecimento de água nos municípios e o fortalecimento das ações de combate à estiagem.

Durante a reunião, também foi levantada a necessidade de aporte financeiro para as empresas suportarem o período de pandemia, com a possibilidade de revisão de garantias dos contratos mais antigos e a abertura de linha de capital para cobrir perdas com o aumento da inadimplência.
Texto: Bárbara Corrêa 
Edição: Vanessa Trindade
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura