Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema abre consulta pública sobre criação da Reserva Passo do Buraco

Publicação:

consulta pública
-

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) abriu, nesta segunda-feira (12/9), consulta pública sobre a proposta de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Passo do Buraco, situada na zona rural do município de Vacaria, no nordeste do Rio Grande do Sul.

A criação da reserva visa promover a proteção dos recursos ambientais e a conservação da diversidade biológica do lugar.

A área corresponde a 2.846 m² e pertence a uma propriedade particular. O reconhecimento desse território como Unidade de Conservação (UC) garantirá a adoção, pelo proprietário, de medidas especiais de preservação, que serão acompanhadas pela Sema.

Nesse tipo de UC, são permitidas apenas atividades de pesquisa científica e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. 

Com a implementação da Reserva Passo Buraco, deverá ser elaborado um plano de manejo, que será submetido à aprovação da secretaria. 

Outras quatro reservas particulares já foram criadas pelo Estado do Rio Grande do Sul: Barba Negra, em Barra do Ribeiro; Boa Vista, em Santana da Boa Vista; MO'Ã, em Itaara; e Salto Forqueta, em São José do Herval.

A consulta pública ficará disponível até 1º de outubro. Para acessar os documentos e enviar sugestões, clique aqui

Texto: Ascom 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura