Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura defende a regionalização dos leilões de energia

Região sul tem grande potencial de energia eólica

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura Artur Lemos Júnior participou do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia, que se realiza nesta quarta-feira (24) na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

Em audiência com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, Lemos obteve a garantia de que a realização de leilões regionais de energia vai evoluir. O secretário explica que a medida busca aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica regional, através do uso das suas principais fontes. Além disso, estimula o desenvolvimento de projetos e a atração de investimentos dentro das vocações energéticas locais.

Atualmente, nos leilões realizados, os projetos de geração de energia elétrica concorrem independente da sua localização no território nacional e o seu despacho é feito de forma centralizada, imputando a necessidade da transmissão em longas distâncias.

Para o secretário, a regionalização desses certames, prevendo o uso das aptidões locais e aproximando a geração de energia dos centros de carga, reforçaria a infraestrutura eletro-energética regional; aumentaria a segurança no abastecimento; diminuiria o custo global do sistema; contribuiria com a modicidade tarifária e aumentaria a competitividade dos projetos.

Artur Lemos Júnior ressalta ainda que a região sul tem grande potencial de energia eólica, solar, hídrica, biomassa e carvão mineral.

O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia foi instituído em 1995 e conta com a participação das 27 unidades da federação. Tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento da política energética brasileira, articulando e fortalecendo a atuação das secretarias estaduais de energia, e estabelecendo canais de comunicação com o governo federal, com organizações empresariais e com instituições da sociedade civil organizada.