Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretário Artur apresenta expectativas de investimentos para o RS durante reunião-almoço

Publicação:

O secretário, Artur Lemos Júnior, palestrou sobre “Desenvolvimento Sustentável na Visão do Meio Ambiente
O secretário, Artur Lemos Júnior, palestrou sobre “Desenvolvimento Sustentável na Visão do Meio Ambiente" - Foto: divulgação

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, palestrou sobre “Desenvolvimento Sustentável na Visão do Meio Ambiente” em uma reunião-almoço na manhã desta segunda-feira (21/09). Promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, o evento foi transmitido ao vivo.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, intermediou a reunião em que Artur trouxe um panorama sobre o andamento de projetos no RS e o planejamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para os próximos anos. Entre as principais pautas, estiveram o novo Código Ambiental, privatizações e o fomento do setor energético.

“Sempre defendemos que é preciso desburocratizar os processos para quem quer empreendedor no RS, sem descuidar do meio ambiente. Essa é a regra mais importante: dar ao Estado condições de se desenvolver, protegendo o que é primordial”, comentou o secretário.

Conforme Artur, o ano de 2020 trouxe uma série de desafios relacionados às mudanças climáticas e é por meio de propostas sustentáveis que a gestão pretende seguir implementando políticas públicas.

 “Convivemos com queimadas, nuvem de gafanhotos, enchentes, estiagem e muitos outros eventos climáticos. Não somos responsáveis pelo que está acontecendo no mundo, mas somos um dos elos. Meio ambiente é a solução, o problema é a burocracia. Priorizamos eficiência, desde que tenhamos cooperação e equilíbrio”, destacou Artur.

Entre as ações para mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento do RS, Artur citou o Plano de Revitalização de Bacias, o Programa Campos do Sul, o Sistema On-line de Licenciamento (SOL), o Programa Energia Forte no Campo, o trabalho de preservação de espécies em extinção e a privatização de empresas de geração de energia.

“Estruturamos um Grupo de Trabalho e que conseguimos avançar nos licenciamentos em cinco lotes de Linhas de Transmissão (LTs), antecipando as obras. Tudo isso, por meio da abertura de diálogo entre órgão regulador e empreendedor, destravando investimentos futuros de energia eólica e solar”, explicou.

Ao final do encontro, o secretário respondeu perguntas enviadas pelos espectadores. O vídeo completo pode ser conferido no canal do Youtube da CIC Caxias do Sul.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura