Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde reúnem representantes de comitês de bacias hidrográficas do Estado

Publicação:

“A intenção é que esses encontros sejam sistemáticos", explica o dir. do DRH da Sema, Paulo Paim-Foto: Divulgação/SES
“A intenção é que esses encontros sejam sistemáticos", explica o dir. do DRH da Sema, Paulo Paim-Foto: Divulgação/SES

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Secretaria da Saúde (SES) realizam nesta semana o 1º Encontro dos Representantes da Saúde nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado. Nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/09), os servidores das Coordenadorias Regionais de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde passam por capacitações referentes a conceitos, dados técnicos e dinâmica dos Comitês.

A função desses grupos é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água de uma bacia hidrográfica visando a harmonização dos usos e a mediação de conflitos. Atualmente no Rio Grande do Sul existem 25 comitês, que abrangem as três regiões hidrográficas, do Guaíba, Litoral e Uruguai.

 “A intenção é que esses encontros sejam sistemáticos, para que possamos ter uma unidade entre os representantes do Governo do Estado e que isso permita uma maior articulação e votos com maior competência, para que cada área não represente somente a si, mas a todo o Estado”, explica o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Paulo Paim.

Segundo o técnico do Programa de Saneamento (Prosan), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Luís Feijó, cada Comitê possui dois representantes da SES (um titular e outro reserva). “Por isso é importar termos um nivelamento do conhecimento, para que todos tenham as mesmas noções e informações necessárias para atuarem nos colegiados”, comenta.

Mais informações sobre os comitês estão disponíveis no site da Sema.

Edição: Vanessa Trindade/Sema       Colaboração: SES
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura