Rio Grande do Sul e Santa Catarina avaliam ações nas áreas de energia e mineração

reunião sc
Equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em reunião online - Foto: divulgação

Na manhã desta quarta-feira (25/03) o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura RS, Paulo Roberto Dias Pereira, e outros representantes da pasta participaram de uma videoconferência com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Celso Albuquerque, e com o diretor de Minas e Energia, Cristiano Alencar. O objetivo do encontro foi a troca de ideias quanto a políticas públicas e programas direcionados ao setor de energia e mineração nos dois estados.

A reunião possibilitou que a equipe de Santa Catarina conhecesse as ações conduzidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura RS (Sema) nesses setores, abordando as principais potencialidades, gargalos e oportunidades para promover o desenvolvimento sustentável. Já o Rio Grande do Sul tirou suas dúvidas referentes às linhas de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável SC (SDE).

Foi possível identificar os esforços e interesses em comum para diversificar e fortalecer a matriz energética, observando as vocações regionais. Houve menção, por exemplo, da oportunidade em ampliar a oferta de gás natural e o pleito por leilões regionais de energia. Entre as ações previstas para 2020, a Sema destacou o Balanço Energético que possibilitará mensurar os estoques e o consumo de diferentes recursos para fins energéticos, o que vai auxiliar no direcionamento de políticas públicas.

A reunião foi finalizada reiterando o interesse mútuo em incrementar as interações entre os estados e aprofundar o conhecimento e a troca de experiências. Também participaram da videoconferência a coordenadora de projetos na área pela SDE, Helena Zanella, e, pela Sema, o diretor-geral, Marcelo Spilki, o diretor de Energia, Eberson Silveira, e o coordenador da Assessoria Técnica, Guilherme de Souza.

Fonte: Astec/Sema