Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul assina Declaração de Edimburgo sobre ações de proteção à biodiversidade

Publicação:

Assinatura aconteceu emoutubro e a confirmação foi inserida no mês de dezembro no site do governo escocês.
Assinatura aconteceu emoutubro e a confirmação foi inserida no mês de dezembro no site do governo escocês. - Foto: -

O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), aderiu à Declaração de Edimburgo para os governos subnacionais e locais sobre o desenvolvimento do quadro mundial para a biodiversidade. A assinatura aconteceu em 31 de outubro e a confirmação foi inserida no mês de dezembro no site do governo escocês.

“A adesão fazia parte do planejamento do governo do Estado dentro dos compromissos assumidos em desenvolver ações de mitigação das mudanças climáticas e de proteção da nossa biodiversidade. Ficamos muito felizes em poder fazer parte dessa aliança em prol do meio ambiente junto com outros 272 signatários em 40 países”, comemorou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Com a assinatura da declaração, os membros, que são governos subnacionais, cidades e autoridades locais, se comprometem em ampliar os esforços para oferecer ações transformadoras por meio do reconhecimento do valor geral na natureza e integração aos instrumentos de gestão e governança, do alinhamento de estratégias e ações de biodiversidade, da mobilização de recursos para investimentos, do compartilhamento de melhores práticas e da comunicação, educação e sensibilização do público, entre outros.

Confira aqui a lista completa dos estados, municípios e autoridades que assinaram a Declaração de Edimburgo.

“A assinatura se soma a outros compromissos já firmados dentro da agenda do clima, como a adesão ao Under2 Coalition, coalizão de governos subnacionais que visa alcançar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, e a adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience”, destaca a coordenadora da Assessoria do Clima do Estado, Isa Osterkamp. “Com a Declaração de Edimburgo, o Rio Grande do Sul dá mais um passo importante no atingimento das metas climáticas mundiais.”

Em 2021, o Estado esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP26), na Escócia, onde reafirmou seu compromisso de neutralizar as emissões de carbono até 2050. A meta foi renovada na COP27, que aconteceu em novembro de 2022 em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Ações pelo clima

Ainda em 2022, o governo do Rio Grande do Sul lançou o programa Avançar na Sustentabilidade, com recursos que superam os R$ 193 milhões para o meio ambiente, sendo o maior montante, R$ 115 milhões, destinado para projetos voltados ao clima.

Essa e outras ações do Estado tendo como objetivo a neutralização do carbono e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas estão disponíveis na página www.proclima2050.rs.gov.br.

Texto: Vanessa Trindade

Edição: Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura