Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Propriedades da região da fronteira recebem certificação do Campos do Sul

Publicação:

As propriedades, localizadas em Alegrete e Quaraí, foram classificadas como de níveis avançado.
As propriedades, localizadas em Alegrete e Quaraí, foram classificadas como de níveis avançado. - Foto: Diego Melo

O Departamento de Biodiversidade (Dbio) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura entregou, no fim do mês de julho, mais duas certificações do Programa Campos do Sul. As propriedades, localizadas nos municípios de Alegrete e Quaraí, na fronteira, foram classificadas como de níveis avançado, por adotarem práticas que resultam em benefícios à biodiversidade dos campos nativos.

Certificação entregue no município de Alegrete.
Certificação entregue no município de Alegrete. - Foto: Divulgação Sema

Em Alegrete, a entrega foi para a Chácara Carancho, que desempenha a atividade de criação de ovinos. Já em Quaraí, a certificação foi dada à Chácara Velha, que produz ovinos e bovinos. 

As entregas aconteceram na semana em que a Sema completou 22 anos. Outras 50 propriedades estão em processo de reconhecimento para receber o certificado de conservação.

O diretor do Dbio, Diego Pereira, afirma que os resultados são fruto de uma longa caminhada e que, até o final do ano, haverá mais entregas de certificações. “É uma alegria ver o Programa contribuindo para os produtores rurais que, muitas vezes, ficam desassistidos e sem suporte técnico”, celebrou. 

Os benefícios são concedidos por meio de enquadramentos em níveis básico, médio ou avançado, de acordo com as práticas de manejo e conservação adotadas . A inscrição de uma área de campo nativo funcional mantida com atividades compatíveis com a sua conservação garante o enquadramento no nível básico. A adoção complementar de pelo menos 50% das boas práticas ambientais e de manejo sustentável recomendadas dará direito à inscrição no nível intermediário. Se, além disso, o proprietário adotar ao menos uma das práticas recomendadas que resultem em benefícios à biodiversidade, terá direito à inscrição no nível avançado.

Para fazer parte da iniciativa, as propriedades precisam ter área de campo natural com superfície contínua mínima conforme os conceitos definidos pelo Programa. Para conferir, clique aqui .

O Programa

Lançado em julho de 2020, o Campos do Sul tem como objetivo garantir a conservação dos campos nativos dos biomas Pampa e Mata Atlântica. Baseado na oferta da assistência técnica especializada, o programa visa incentivar proprietários rurais a adotarem boas práticas ambientais e de manejo, garantindo a proteção dos serviços funcionais e ecossistêmicos dos ambientes campestres e da sua diversidade biológica.

A proposta se dá por meio do cadastramento no Sistema On-line de Licenciamento Ambiental (SOL) via formulário específico, que pode ser acessado clicando aqui.

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade

 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura