Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresas rastreadoras homologadas

Estabelecer as características mínimas do sistema de rastreamento,
monitoramento e localização dos equipamentos de perfuração de poços
tubulares e pequeno diâmetro, conforme determina o Art. 35, § 2°, da
Resolução CRH nº 141/2014, e homologação de empresas habilitadas ao
serviço de rastreamento e monitoramento.
Empresas rastreadoras homologadas - Foto: Empresas rastreadoras homologadas

HOMOLOGAÇÃO DE EMPRESAS DE RASTREAMENTO, MONITORAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES E PEQUENO DIÂMETRO

Através da Resolução do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul - CRH/RS nº 422, de 28 de dezembro de 2022, foram estabelecidas as características mínimas do sistema de rastreamento, monitoramento e localização dos equipamentos de perfuração de poços tubulares e pequeno diâmetro, conforme determina o Art. 35º, § 2º, da Resolução CRH nº 141/2014, e homologação de empresas habilitadas ao serviço de rastreamento e monitoramento.

A documentação obrigatória para o processo de homologação das empresas rastreadoras junto a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul - SEMA RS, a qual deve enviada pelo correio eletrônico (e-mail) siout@sema.rs.gov.br, é:

1. Requerimento para homologação junto à SEMA RS de empresa prestadora de serviço de rastreamento por satélite de máquinas perfuratrizes de poços, devidamente preenchido e assinado pelo Representante Legal da empresa no Brasil.

2. Memorial descritivo dos equipamentos e sistema de rastreamento, que satisfaçam integralmente as exigências desta Resolução, assinado por responsável técnico. 

3. Memorial descritivo de todos os serviços de suporte oferecidos pela empresa, com comprovação da capacidade da empresa de atender a demanda de manutenção.

4. Anotação de Responsabilidade Técnica - ART do profissional responsável pela empresa junto ao CREA/RS.

Ressalta-se que o artigo 2º traz todas as características dos equipamentos da empresa exigidos para atendimento da Resolução, devendo-se apresentar comprovação, quando cabível.

Sendo assim, visando o atendimento da Resolução CRH nº 422/2022, em seu Art. 7º, parágrafo único, divulga-se nesta página a listagem de empresas homologadas junto a SEMA RS, que atenderam ao disposto nesta normativa.

Ao final do prazo estipulado no Art. 10º, as empresas perfuradoras de poços deverão comunicar a SEMA RS, pelo e-mail siout@sema.rs.gov.br, documentação fotográfica, a instalação do equipamento, o modelo e o nome e os contratos com a empresa homologada que irá executar o monitoramento.

1. Mensura Soluções Tecnológicas e Monitoramento Ltda, CNPJ nº 47.966.625/0001-76

Edital de homologação

Endereço: Rua Silvio Scopel, 1134, sala 301, bairro Barcelos, Cachoeira do Sul - RS

Telefone: (51) 99803-6948 e (51) 3630-0276

E-mail: monitoramento@mensura.tech

Responsável técnico: Gabriel Ribeiro Fonseca

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura