Perspectivas para o setor energético do Estado é assunto de seminário em Porto Alegre

Seminário Amsham
Seminário de Energia promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham).

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, foi um dos palestrantes do Seminário de Energia promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) na sexta-feira (22/11), em Porto Alegre. O evento teve como objetivo abordar as potencialidades do mercado de energia gaúcho e internacional e promover um bate-papo com executivos.

Durante a apresentação, o secretário traçou um panorama do setor no RS, mostrando iniciativas de destaque da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Entre as ações está o programa Energia Forte no Campo, lançado recentemente na Expointer, que pretende qualificar as redes de distribuição de energia elétrica no meio rural, com investimentos em obras de melhorias e transformação para rede trifásica.

Artur ressaltou o trabalho realizado pelo Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) no acompanhamento de obras do sistema elétrico, como a implantação de linhas de transmissão e subestações. Também apontou as ações realizadas em conjunto com associações para avançar nas áreas de leilões e de gás.

O secretário mencionou ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de geração de energia por fontes renováveis, como biomassa, solar e eólica. “O objetivo é ampliar o potencial energético do Estado de maneira sustentável em seus aspectos social, econômico e ambiental”, disse.

Por fim, Artur falou sobre as projeções dos investimentos para o próximo ano que ficam em torno de R$80 bilhões em linhas de transmissão, energia eólica, biomassa, geração hídrica - Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs) -, e gasoduto Uruguaina – Porto Alegre.

Texto: Xaene Pereira
Edição: Vanessa Trindade