Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque de Itapuã registra o dobro de visitantes em relação ao ano passado após abertura das três praias

Publicação:

Praia da Pedreira. Foto: Alba Homem
Praia da Pedreira. Foto: Alba Homem

Dobrou o número de pessoas que frequentaram o Parque Estadual de Itapuã entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (19/02) após uma reunião de avaliação realizada pela equipe.

De acordo com a gestora do parque, Dayse Rocha, o aumento é um reflexo do projeto piloto de iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que abriu simultaneamente as praias das Pombas, da Pedreira e de Fora. Os testes, com alterações semanais no cronograma e na capacidade de visitantes, iniciaram na segunda quinzena de janeiro.

Dayse reforça que a iniciativa teve um retorno extremamente positivo dos visitantes, em especial ao receber apoio com a conservação do local. “Nós da equipe tivemos uma grata surpresa com esse projeto piloto. Conseguimos ampliar o acesso para a população, além de divulgar essa área de proteção que é tão importante”, afirma.

Na reunião também ficou decidida a programação que o parque deve seguir até o final do verão. A previsão é de que as três praias fiquem abertas durante a semana e, a cada fim de semana, uma delas feche de forma alternada.

Confira abaixo a programação de abertura e capacidade de visitantes das praias da Pedreira, de Fora e das Pombas até o dia 29/03:

Cronograma de abertura das praias até o dia 29 de março.
Cronograma de abertura das praias até o dia 29 de março.

O Parque Estadual de Itapuã é uma das Unidades de Conservação mantidas pela Sema. O valor do ingresso é de R$ 17,75 por pessoa. O pagamento só pode ser feito em dinheiro. Menores de 12 anos, pessoas com 60 anos ou mais e estudantes com Carteira Nacional pagam meia-entrada. Crianças até dois anos de idade são isentas.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura