Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque de Itapuã comemora Dia Internacional da Mulher

Publicação:

Trilha das Mulheres
Trilha das Mulheres - Foto: Foto: Roberta Saldanha

No Parque Estadual de Itapuã, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com a realização da “Trilha das Mulheres”. No dia 8 de março, 27 mulheres da comunidade do entorno da Unidade Estadual Conservação, localizada em Viamão, percorreram a Trilha da Onça, que sai da Praia das Pombas, costeando o lago Guaíba pela mata ciliar, chegando à praia da Onça.

As participantes ouviram a bióloga Luiza Machado que fez um relato histórico sobre a evolução da atuação da mulher, acompanharam o depoimento da bióloga Omara Lange, que integrou a Comissão de Luta para Efetivação do Parque Estadual de Itapuã, nos anos 90. Omara relatou como se deu a participação das mulheres em defesa do Parque de Itapuã. Em seguida, a fotógrafa Roberta Saldanha, moradora e natural de Itapuã falou sobre sua aproximação do Parque nos últimos anos, através dos diferentes tipos de eventos ali realizados. Outras participantes também tiveram a oportunidade de dar depoimentos, expor suas reflexões e transmitir palavras de estímulo ao grupo.

Dayse Rocha destaca que a realização de diferentes tipos de atividades no Parque são oportunidades de mostrar a importância da preservação ambiental da Unidade Conservação. Após o lanche compartilhado, as atividades foram encerradas com um banho no lago Guaíba.

O Parque Estadual de Itapuã é administrado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura