Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Municípios gaúchos receberão capacitação em Educação Ambiental

Publicação:

-
-

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) iniciou um programa de capacitação em Educação Ambiental para municípios do Rio Grande do Sul. O projeto consiste na prestação de auxílio às prefeituras do interior do Estado em temas relacionados à coleta seletiva, logística reversa e economia circular.  

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou a relevância desse trabalho. “Será fundamental para conectar o órgão estadual com os municípios, possibilitando trocar experiências e replicar o conhecimento entre as regiões. A Educação Ambiental, sem dúvidas, é uma das principais ferramentas que nós temos hoje para mudar o futuro”, pontuou.  

A apresentação, que ocorreu de forma on-line na quinta-feira (22/9), contou com a participação de representantes da Sema e de prefeituras do RS. A capacitação voltada aos técnicos municipais atenderá, inicialmente, as regiões da Fronteira Oeste e da Campanha, mas deve se expandir, futuramente, para todo o Estado.  

O coordenador da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Renel Prospere, explicou que a proposta nasceu da procura de alguns municípios, que manifestaram o interesse em receber suporte para melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos.  

“Estaremos levando as boas práticas em Educação Ambiental, com foco em coleta seletiva, difundindo as experiências bem-sucedidas de algumas cidades que possam ser replicadas em outras regiões. Com esse encontro de hoje, lançamos a semente e o próximo passo é formar um Grupo de Trabalho para dar continuidade às capacitações”, afirmou Prospere.  

As qualificações, que têm previsão de início nos próximos meses, contarão com reuniões on-line e palestras presenciais. A ideia é fornecer dados, informações e orientações sobre como implementar a Educação Ambiental com vistas à coleta seletiva.  

O assessor técnico de Educação Ambiental da Sema, Luiz Henrique Nascimento, acrescentou que o programa também propiciará a articulação entre os municípios e o setor industrial, propondo melhores soluções para a gestão de resíduos sólidos, em especial os recicláveis.  

“O foco deve ser também a economia circular. Algumas prefeituras têm realizado trabalhos que servem de exemplo, e isso não só beneficia o meio ambiente como movimenta a economia, incentivando a produção local e gerando ganhos. Cada município pode se espelhar no que está dando certo, e nós podemos mediar esse processo”, ressaltou.   

O projeto é uma iniciativa da Sema, com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). As prefeituras interessadas em participar das capacitações podem entrar em contato pelo e-mail asseambiental@sema.rs.gov.br ou telefone (51) 32887409. 

Texto: Ascom Sema/Fepam

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura