Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Inscrições para o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental se encerram em novembro

Publicação:

Um dos objetivos é incentivar as boas práticas ambientais no Rio Grande do Sul.
Um dos objetivo é incentivar as boas práticas ambientais no Rio Grande do Sul. - Foto: Divulgação

Profissionais de Comunicação e estudantes de Jornalismo têm até o dia 10 de novembro de 2021 para inscrever seus trabalhos no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental. O concurso é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, em parceria com a Secretaria de Comunicação.

Para acessar o regulamento e o formulário de inscrição, clique aqui.

O objetivo da iniciativa é incentivar as boas práticas ambientais no Rio Grande do Sul e valorizar as produções jornalísticas que abordarem pautas relacionadas ao tema. 

As inscrições podem ser feitas nas categorias jornalismo impresso, webjornalismo, fotojornalismo, radiojornalismo/podcast, telejornalismo ou jornalismo universitário, tendo como base um dos microtemas propostos:

• Processos ambientalmente sustentáveis na indústria, comércio ou na agropecuária;
• Energia limpa;
• Preservação das espécies nativas do RS;
• Ações para reduzir as mudanças climáticas;
• Educação ambiental e pandemia;
• Gestão de resíduos e reciclagem;
• Gestão de recursos hídricos.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com R$ 5 mil para o primeiro lugar e R$ 3 mil para o segundo lugar, além de menção honrosa para terceiros lugares e jornalismo universitário. Os nomes dos finalistas serão divulgados no dia 30 de novembro e a cerimônia de premiação está prevista para dezembro de 2021.

O prêmio conta com o apoio institucional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura