Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Governo promove audiência pública sobre privatização da CEEE-T

Publicação:

WhatsApp Image 2021 04 09 at 11 06 46 (1)
Abertura da Audiência Pública sobre a desestatização da CEEE-T - Foto: Vanessa Trindade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu, nesta sexta-feira (09/04), uma audiência pública com o objetivo de fornecer informações, esclarecer dúvidas e colher sugestões da sociedade sobre o processo de desestatização da CEEE Transmissão ("CEEE-T"). O segmento de transmissão de energia será o segundo braço do Grupo CEEE a ser privatizado, após a conclusão da venda da CEEE Distribuidora, no final de março.

Conduzida pela equipe do Banco Genial, a audiência contou com a participação do secretário da Sema, Luiz Henrique Viana, e apresentações do diretor-presidente do Grupo CEEE, Marco Soligo, do chefe do Departamento de Estruturação de Empresas e Desinvestimento do BNDES, Marcos Torreão, e do Representante do Consórcio Minuano Energia, Ricardo Justo.

Na abertura, o secretário destacou as autorizações da Assembleia Legislativa do RS para que o Poder Executivo promova as medidas de desestatização das empresas do Grupo CEEE. Viana também falou sobre os próximos passos da privatização. “A minuta do edital e documentos relevantes do processo foram submetidos para avaliação dos órgãos de controle e fiscalização em fevereiro de 2021, que vem acompanhando o processo”, concluiu.

Soligo apresentou as informações técnicas da companhia, estrutura e diagnóstico da CEEE-T nas diferentes áreas. “Para que a companhia não se torne inviável nós precisamos investir muito. Essa é uma das principais razões que faz com que ela precise ser desestatizada”, afirmou.

WhatsApp Image 2021 04 09 at 11 10 59
Soligo reforçou os benefícios da troca de controle da CEEE-T

O presidente reforçou que os benefícios da troca de controle da CEEE-T incluem a melhoria da confiabilidade do sistema elétrico para o Estado e o Brasil, o potencial promissor de crescimento com geração de emprego e renda e a maior agilidade nas contratações e execução de novos empreendimentos.

Em seguida, Torreão apresentou um panorama das diferentes etapas que compõem o processo de privatização. “Buscamos entregar bons projetos, sempre com transparência neutralidade e profundidade técnica, de modo que a gente consiga estruturar um bom portfólio para os investidores interessados, mas que também proporcione ganhos para a sociedade através de prestação de serviços públicos de qualidade”, disse.

Representante do Consórcio Minuano Energia, uma das empresas contratadas pelo BNDES para desenvolver os estudos de modelagem e avaliação econômico-financeira, Ricardo Justo apresentou as outras empresas envolvidas e o status do trabalho realizado até aqui. Segundo ele, mais de 200 profissionais fizeram a análise de 36 mil documentos. Um trabalho que gerou duas mil páginas de relatórios produzidos.

Ao final, foram endereçadas dúvidas e considerações por quem se inscreveu para questionamentos verbais, tendo sido respondidas pelos membros da mesa. A audiência pública foi transmitida pelo Youtube. Para assistir, clique aqui.

Outras informações sobre a privatização podem ser encontradas no site da Sema através do link www.sema.rs.gov.br/privatizacoes.

 Sobre a CEEE-T

A CEEE-T tem como controladora a Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-PAR). No segmento de transmissão, possui 56 subestações, que somam potência instalada própria de 10,5 mil MVA, e opera outras 18 unidades. A empresa também é responsável pela operação e manutenção de 6 mil km de linhas de transmissão e mais de 15,7 mil estruturas.

Histórico do processo de privatização da CEEE

A desestatização da companhia foi iniciada em janeiro de 2019, com a elaboração das propostas legislativas necessárias. Em maio do mesmo ano a Assembleia Legislativa aprovou a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a venda da empresa e, em julho, autorizou a privatização das empresas do Grupo CEEE.

Para a elaboração dos estudos e da modelagem do projeto de privatização, o governo do Estado firmou contrato com o BNDES. A execução dos serviços, por sua vez, foi feita pela empresa Ernst & Young Global e pelo consórcio Minuano Energia, composto pelas empresas Machado Meyer, Thymos Energia e Banco Genial. O leilão da CEEE-D, comprada pelo Grupo Equatorial, ocorreu em março de 2021.  

Texto: Julia Machado

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura