Governo do RS sedia 4ª Assembleia Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia
Encontro em Gramado fortalece cooperação nacional e amplia debate sobre transição energética.
Publicação:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), sediou nesta quinta-feira (4/12), em Gramado, a 4ª Assembleia Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME). O encontro reuniu representantes dos Estados brasileiros, especialistas do setor e parceiros institucionais para discutir políticas públicas voltadas à energia, gás natural e transição energética no país.
A abertura do evento contou com a participação da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann; do presidente do FNSME e secretário de Energia, Mineração e Gás do Amazonas, Ronney Peixoto, do secretário executivo do FNSME, Antônio Rocha; e do diretor do Departamento de Energia da Sema, Rodrigo Huguenin. Em sua fala, Marjorie destacou a relevância do diálogo federativo em um momento de mudanças profundas no setor energético.
“Reunir os Estados para debater temas como energia limpa, biometano, transição energética e inovação é fundamental para construirmos uma agenda sólida de sustentabilidade e desenvolvimento. O Rio Grande do Sul tem avançado com políticas que estimulam a transição energética, e eventos como este reforçam o alinhamento nacional necessário para que o país avance”, afirmou a secretária.
Ronney Peixoto, presidente do FNSME, destacou que o Fórum tem um papel estratégico na integração entre os Estados. “Em um momento de transição energética global, soluções regionais se transformam em políticas públicas mais robustas e eficientes, garantindo que o Brasil avance de forma sustentável, competitiva e alinhada às novas demandas do setor.”
Debates técnicos reforçam o papel das soluções inovadoras na transição energética do país
Com foco em biometano, bioenergia e no fortalecimento da economia sustentável, o fórum promoveu uma programação técnica dividida em painéis temáticos. O primeiro abordou Energias Renováveis como solução para o transporte, e foi apresentado por Camilo Adas, diretor de transição energética e relações institucionais da Be8. Em seguida, Rafael Salamoni, do Grupo Solví – Biometano Sul, abordou o Desenvolvimento de Projetos de Biometano e Bioenergia.
Na sequência, Leonardo Cyrino, CEO e fundador da HDT Energy falou sobre Transição Energética e o futuro das aplicações atrás do medidor. O quarto painel intitulado Inovação em transição energética, foi ministrado por Joel Boaretto, diretor técnico do Instituto Hercílio, Grupo Randon. Em seguida, Carolina Bahia, relações institucionais da Sulgás, apresentou o painel Biometano e Gás Natural como motores da transição energética. Logo após, Daniela Cardeal, presidente do Sindienergia RS, falou sobre Energias Renováveis. As apresentações técnicas foram encerradas pelo presidente do FNSME, Rooney Peixoto, acompanhado do secretário executivo do fórum, Antônio Rocha.
À tarde, a programação seguiu com uma agenda administrativa que incluiu a apresentação e votação da proposta de alteração do Estatuto do FNSME, além de uma visita técnica à cidade de Canela, voltada ao setor vitivinícola e ao consumo energético local. A comitiva do fórum também esteve no Parque do Caracol, que passou por um processo de concessão em 2022, com foco na qualificação da infraestrutura, melhoria dos serviços aos visitantes e incentivo ao turismo sustentável.
O diretor de Energia da Sema, Rodrigo Huguenin, destacou que o Rio Grande do Sul tem um dos maiores potenciais do país para a produção de biometano, especialmente pela força do nosso setor agropecuário. “Investir nessa matriz significa reduzir emissões, ampliar a segurança energética e gerar novas oportunidades econômicas para o Estado. Discutir esse tema no âmbito nacional fortalece as ações que já estamos desenvolvendo e abre caminho para projetos cada vez mais estruturantes”, reforçou
Sobre o FNSME
O Fórum Nacional dos Secretários de Minas e Energia (FNSME) é a principal instância de articulação e cooperação dos Estados brasileiros nas áreas de Minas e Energia. A iniciativa busca fortalecer políticas públicas, promover inovação e impulsionar o desenvolvimento sustentável, respeitando as particularidades de cada região do país.
A 4ª Assembleia Ordinária do Fórum Nacional contou com o apoio da Sulgás, CPFL Energia, Grupo Equatorial Energia, Copelmi Mineração Ltda., Be8, Biometano Sul e Tecnova, reforçando a parceria entre o setor público e privado na promoção de iniciativas voltadas ao desenvolvimento energético sustentável.
Texto: Tamires Tuliszewski – Ascom Sema