Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fórum Brasileiro de Mudança do Clima debate o mercado de carbono no mundo

Publicação:

-
-

Na tarde desta quinta-feira (26/03), as equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanharam por videoconferência o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC). Somando forças entre sociedade civil e governo, o Fórum busca conscientizar as autoridades e incentivar a discussão sobre os efeitos das mudanças do clima no Brasil, integrando uma série de ações dentro da Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), instituída em 2009 pela lei nº 12.187.


Mais de 200 pessoas de diferentes estados participaram dos debates sobre a política de redução e precificação de carbono. Durante o encontro, foi apresentado o cenário do valor do carbono no mundo e trazidas as iniciativas já em andamento em países da América do Sul, como Chile, Colômbia e Argentina.


Também foi mostrado o andamento do Projeto Partnership for Market Readiness (PMR) Brasil, que tem por objetivo discutir a oportunidade da inclusão da precificação de emissões - via imposto e/ou mercado de carbono - no pacote da PNMC. O PMR tem previsão de ser concluído ainda em 2020.
No RS, as informações obtidas no evento vão auxiliar no desenvolvimento do decreto sobre mudanças climáticas, que está sendo desenvolvido pela Sema. O documento irá propor ações de curto, médio e longo prazo para a redução dos impactos e a proteção do sistema climático.


O encontro teve duração de três horas. Participaram o secretário-adjunto da Sema, Paulo Roberto Dias Pereira Pereira, além e técnicos da Sema e da Fepam. Também estiveram presentes membros do Ministério da Economia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Meio Ambiente, além de representantes de governos estaduais.


Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade
Colaboração: Asstec

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura