Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fiscalização suspende atividades de três empreendimentos e apreende aves silvestres no Norte do Estado

Publicação:

Fiscalização região Norte
Ação conjunta interdita empreendimentos na região Norte

Os órgãos de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e do Comando Ambiental da Brigada Militar finalizaram nesta sexta-feira (19) uma operação de quatro dias na região do Planalto Central.

 A ação foi realizada nos municípios de Passo Fundo, Rondinha, Ronda Alta, Nova Boa Vista, Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara, Marau, Casca, Água Santa, Círiaco e Muliterno.

 Foram fiscalizados 47 empreendimentos que realizam as atividades de frigorífico, posto de combustíveis, laticínio, beneficiamento de grãos, fabricação de móveis, máquinas agrícolas, colchões e guindastes, curtume, depósito de agrotóxicos, metalúrgica, desinsetizadora, cervejaria, revendedor de combustíveis, transportador de produtos perigosos, descontaminação de tanques, recicladora de plásticos, supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e criadouros de pássaros silvestres.

Durante a operação foram suspensas as atividades de um posto de combustíveis, de uma desinsetizadora e de uma empresa de descontaminação de tanques de produtos químicos, todos sem autorização para funcionar e com potencial risco de causarem contaminação ambiental.

 A ação também apreendeu 80 pássaros silvestres em 11 locais fiscalizados. Os fiscais identificaram que vários animais foram submetidos a maus tratos. Os donos poderão responder administrativamente por crime ambiental. Trinta e oito aves foram devolvidas à natureza e as demais serão encaminhadas para o IBAMA, em Porto Alegre.

 Essa operação resultou ainda em autuações por supressão irregular de vegetação nativa, instalação e operação de atividades sem licenciamento ambiental, lançamento de irregular de efluentes industriais, queima de resíduos sólidos a céu aberto, aplicação irregular de agrotóxicos e descumprimento de itens dos licenciamentos ambientais.

 A fiscalização chegou a esses locais através de denúncia e foi uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, FEPAM e Comando Ambiental da Brigada Militar.

VANESSA TRINDADE

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura