Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fepam divulga novo boletim com a balneabilidade das praias e balneários do RS

Publicação:

arte Fernando Moraes
Arte: Fernando Moraes

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (24/01) o novo boletim com o resultado das análises da água realizadas nas praias e nos balneários do Estado. Dos 92 pontos analisados, oito estão impróprios para banho, sendo três deles monitorados pela Fepam e cinco pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep):

Osório - Lagoa do Peixoto

Pelotas - Balneário Valverde- Pontal da Barra

Pelotas - Balneário Valverde - Em frente ao restaurante Aki Pizza 

Pelotas - Balneário Santo Antônio - em frente à Rua Bagé

Pelotas -  Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá

Pelotas - Colônia Z-3 

Rio Grande - Praia do Cassino, em frente à Rua Goiás

São Lourenço do Sul - Praia das Nereidas - em frente ao Hotel das Figueiras

 

A Praia do Rebelo, em Tapes, que na semana passada constava como imprópria, agora está própria para banho. Já em Osório, a Lagoa do Peixoto segue com o índice de cianobactérias acima do permitido, caracterizando local impróprio.

A planilha completa você confere aqui.

Atente-se

As cianobactérias podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há numerosa presença de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações. Além do fato dessas florações causarem o crescimento excessivo de plantas aquáticas, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas graves à saúde.

A situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pode ser conferida pelos veranistas pelo site e web aplicativo. A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras. 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura