Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Entidades se reúnem para debater novas medidas de fiscalização no Rio Gravataí

Publicação:

Equipes se encontram para debater situação de estiagem
Equipes se encontram para debater situação de estiagem - Foto: Bárbara Corrêa

As equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Defesa Civil e Corsan estiveram reunidas na tarde de terça-feira (11/02) para debater a situação das captações no Rio Gravataí e os próximos passos das fiscalizações que passarão a contar com o apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar.

O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema apresentou os dados monitorados desde a sexta-feira (7/02), quando foi publicada a Portaria que suspendeu as captações diretas no Rio Gravataí para qualquer atividade que não seja abastecimento humano.

A interrupção das captações e as chuvas irregulares do fim de semana contribuíram para alcançar um nível mais estável do rio que, na tarde desta terça-feira, havia subido de 1,3 para 1,4 metro, de acordo com medições realizadas nos pontos de monitoramento. Com esse avanço, nesta quarta-feira os empreendedores poderão realizar captações diretas durante 24 horas. 

Já a fiscalização será retomada na quinta-feira (13/02) com o apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar que, juntamente com as equipes da Fepam e da Sema, deve observar as áreas monitoradas com o auxílio de drones e sobrevoos de helicóptero. Os técnicos também irão se deslocar por terra e água, supervisionando os pontos de captação e coibindo ações irregulares.

O acompanhamento diário da situação dos rios é realizado pela Sala de Situação da Sema e as medições podem ser conferidas neste link. Sobre a previsão do tempo, os técnicos afirmam que pode voltar a chover na região metropolitana nos próximos 15 dias, porém a quantidade não será suficiente para amenizar totalmente a situação da estiagem, por isso, as medidas de prevenção para manter a estabilidade do rio serão mantidas.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura