Empresas do setor energético apresentam cronograma de obras em reunião do Comitê de Planejamento Estratégico do RS

Participaram cinco empresas responsáveis pela construção de lotes arrematados em leilão. Foto: Comunicação Sema

Empresas do ramo de geração e distribuição de energia elétrica estiveram presentes, nesta sexta-feira (18/10), na segunda reunião do ano do Comitê de Planejamento Estratégico do RS (Copergs), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O encontro, que aconteceu no auditório do BRDE, no Centro Histórico de Porto Alegre, teve organização conjunta com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e contou com a participa­ção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Os representantes das empresas responsáveis pela construção dos cinco lotes arrematados no leilão de transmissão de 20 de dezembro de 2018 apresentaram a relação das obras e cronogramas de execução. São elas: Consórcio Chimarrão, CPFL Geração de Energia, Transmissora Aliança de Energia Elétrica – TAESA, Sterlite Brasil Projetos de Geração de Energia e Neoenergia.

“Nossa prioridade é colocar essas linhas de transmissão e subestações na rua para que possamos nos conectar, gerar, transmitir e manter a segurança do nosso sistema de distribuição”, afirma Paulo Roberto Dias Pereira, secretário adjunto da Sema.

Além de Paulo, participaram da mesa Eberson Silveira, diretor do Departamento de Energia da Sema; Rodrigo Ribeiro Ferreira, analista de pesquisa energética do EPE; Ivo Sechi Nazareno, superintendente da ANEEL; e Luiz Eduardo Barata Ferreira, diretor-geral do ONS.

A próxima reunião está marcada para acontecer no primeiro semestre de 2020. Foto: Comunciação Sema

“Nós percebemos a intenção dos vencedores dos lotes o empenho e compromisso em antecipar a entrega desses sistemas e isso só será possível com o empenho e dedicação dos órgãos estaduais. Isso mostra a contrapartida do Governo ao esforço que os transmissores vencedores do leilão estão fazendo no sentido de antecipar obras e de fato estabelecer condições na transmissão do Rio Grande do Sul equivalentes ao que a gente está tendo no restante do país”, reforça Barata.

O plano de ações do sistema de transmissão do RS é acompanhado pelo ONS através desses encontros. A próxima reunião está marcada para acontecer no primeiro semestre de 2020.

texto: Vanessa Trindade