DRHS Comunica 2021: Hidrelétricas

Integração do monitoramento do setor elétrico

A ideia dessa nova edição do DRHS Comunica, voltada para os empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, é trazer os principais avanços em termos de gestão de recursos hídricos pelo DRHS. Essa edição tem enfoque na capacidade de contribuição do Setor Elétrico com o monitoramento integrado no Estado. Dessa forma, o evento trará a visão do monitoramento da Sala de Situação e da Rede do RS, bem como as perspectivas gerais para o Estado. Será um evento de capacitação, mas também de orientação aos empreendedores em relação ao que deverá ser realizado no nível de adequação do monitoramento das hidrelétricas, como parte da necessidade de atendimento das condicionantes de outorga de uso da água. Também será apresentada a primeira versão do Relatório Anual de Conformidade do Setor Elétrico, conforme previsto na Resolução CRH 263/2017.

9:00 -  9:20

Eberson José Thimmig Silveira (Diretor do Departamento de Energia da SEMA)

Paulo Renato Paim (Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da SEMA)

Roberto Zuch (Presidente da AGPCH)

09:20 - 09:40

Adriano Battisti (Meteorologista da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos)

Gustavo Rodrigues Toniolo (Geógrafo da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos)

Situação atual e perspectivas para a Rede de Monitoramento do RS

09:40 - 10:00

Marcela Nectoux (Hidróloga da Sala de Situação)

Lucas Giacomelli (Hidrólogo da Sala de Situação)

O valor da rede e a interface das estações de monitoramento com o trabalho da Sala de Situação do RS

10:00 - 10:30

Perguntas

10:30 - 10:40

Intervalo

10:40 - 11:00

Roberto Mentzingen Rolo (Eng. De Minas da Divisão de Outorga)

O avanço das outorgas com a inserção do SIOUT

11:00 - 11:20

Amanda Wajnberg Fadel (Hidróloga da Divisão de Planejamento e Gestão do DRHS)

Leonardo Klein Manera (Graduando em Eng. Hídrica)

O monitoramento do Setor Elétrico

11:20 - 12:00

Perguntas e debate final

Encaminhamentos do evento:

- Publicação do I Relatório com caráter informativo e educativo

- Apreciação do Setor Elétrico das informações contidas no Relatório

- Adequação do Setor Elétrico das suas pendências, de forma a estarem em acordo com a Resolução CRH 263/2017

- Rodadas de capacitações sob demanda do setor

Apresentações:

A íntegra do evento está disponível no canal da Sema no Youtube neste link.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura