Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Corsan e Sala de Situação integram experiências para aprimorar serviços

Publicação:

Uma sala de reunião com várias pessoas ao redor de uma mesa. Todas elas estão olhando para uma televisão fixada na parede, ao fundo da imagem.
Equipes da Corsan e Sema reunidas - Foto: Bárbara Corrêa

Na manhã desta sexta-feira (24/01) as equipes das diretorias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Operações da Corsan visitaram a Sala de Situação do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado e trocar experiências, em benefício de todo Rio Grande do Sul.

O evento foi uma iniciativa da diretoria Liliani Cafruni e do diretor do DRH, Paulo Paim, com apoio de Diego Carrillo, chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos da Sema, a fim de aproximar relações, integrando as especialidades das equipes. A hidróloga da Sema, Marcela Nectoux, explica que, além da previsão do tempo, o trabalho realizado pela Sala de Situação também consiste em observar a previsão de vazões e níveis dos rios.

“Fazemos a previsão e o monitoramento de toda parte hidrológica do Estado. Essas informações impactam em toda captação de água ou emissão de efluentes, por exemplo. Monitorar nos orienta e sinaliza para ações conjuntas”, explica Marcela. Os dados são fundamentais para manter o sistema de fornecimento de água à população.

De acordo com a diretora, Liliani Cafruni, a Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan foi criada para que a companhia efetue uma gestão mais eficiente das questões ambientais, incluindo a temática de recursos hídricos superficiais. “A proposta é unificar o banco de dados de recursos hídricos do Estado com a finalidade de dar previsibilidade aos eventos extremos. A partir do conhecimento da estrutura e informações disponíveis da Sema, a Corsan quer avaliar como pode contribuir para enfrentar eventos de estiagem. É necessário que as instituições trabalharem em conjunto para que nenhum município tenha seu abastecimento comprometido”, finaliza.

A próxima etapa será a apresentação da sala de controle de operações da Corsan para a equipe do DRH/Sema.

Participaram da reunião, além dos técnicos das instituições e a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a superintendente de Licenciamento Ambiental, Josiane Pistorello, o superintendente de Manutenção Operacional, Alberto Amaral, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema, Paulo Renato Paim, o chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos, Diego Carrillo e a coordenadora da equipe da Somar, Cátia Valente.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura