Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Comércio gaúcho já recolheu quase 300 toneladas de lâmpadas fluorescentes em desuso

Publicação:

-
-

De 2017 até setembro de 2021, tempo em que a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema (nº 333/2016) está vigente, o comércio do Rio Grande do Sul já recolheu quase 300 toneladas de lâmpadas fluorescentes em desuso. Foram no total 280.900,80 quilogramas de material, correspondente a 1.923.978 lâmpadas em 3.544 coletas realizadas pela entidade gestora Reciclus. 

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac participou da construção da Resolução Consema 333/2016, que dispõe sobre o descarte e destinação final de lâmpadas inservíveis contendo mercúrio, no estado do Rio Grande do Sul, a chamada Logística Reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305), da qual a Logística Reversa faz parte, tem estimulado o poder público e os empresários de diversos setores a debaterem como dar a destinação correta a itens que, após o seu uso, podem vir a causar danos ao meio ambiente. 

Com a finalidade de realizar a coleta, transporte, destinação correta e a descontaminação das lâmpadas fluorescentes em desuso, foram instalados pontos de coleta desse resíduo em estabelecimentos comerciais de todo o estado. A Fecomércio-RS, como representante do setor terciário gaúcho, tem reforçado cada vez mais a responsabilidade empresarial no desenvolvimento sustentável do RS e, a partir de um trabalho conjunto com sindicatos empresariais filiados e empresários do comércio, já instalou 344 pontos de coleta em todo o RS. 

Como participar? 

Para participar do programa e receber as lâmpadas, os estabelecimentos comerciais devem aderir ao sistema por meio de um Termo de Parceria com a Reciclus, que fornece o coletor e faz todo o processo de coleta e destinação, sem custo algum. Os comerciantes interessados em aderir à Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes ou obter mais informações sobre como cumprir a legislação podem entrar em contato com o Comitê de Sustentabilidade da Fecomércio-RS, pelo e-mail comitesustentabilidade@fecomercio-rs.org.br

A relação dos municípios e estabelecimentos comerciais onde foram instalados os pontos de entrega voluntária (PEVs), clique aqui.  

Texto: Assessoria Fecomércio

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura