Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sala de Situação alerta para a possibilidade de chuvas fortes e temporais no RS

Publicação:

Sala de Situação
Sala de Situação

O boletim meteorológico emitido hoje (8) pela Sala de Situação da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura alerta que embora o dia tenha começado com sol e nuvens, a chuva deve retornar nas próximas horas. Áreas de instabilidades associadas a uma frente fria provocam chuvas associadas a temporais (pancadas fortes, trovoadas e ventos). Hoje as chuvas mais expressivas se concentram em parte do norte e noroeste gaúcho.

Os especialistas alertam que a previsão para amanhã (9) é de chuvas e temporais pelo Estado em decorrência da formação de um novo sistema de baixa pressão que alimentará as instabilidades. Os maiores volumes devem se concentrar em todo o oeste e sul gaúcho (fronteira com Uruguai e parte da Argentina), bem como a incidência de descargas elétricas e granizo é maior nesta região. O calor segue com sensação de abafamento.

Na quinta-feira (10), o tempo seguirá instável e mais uma vez os maiores acumulados bem como o potencial para temporais se concentra entre o sul e oeste gaúcho. Nas demais regiões os temporais são pontuais. As temperaturas ficam mais amenas nas áreas de mais chuvas enquanto que na metade norte a sensação é bem maior de abafamento. Nos dias seguintes a chuva segue atingindo o Estado.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura