Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Avanços no cronograma do Planesan é tema de reunião do Conselho Estadual de Saneamento

Publicação:

27ª reunião do Conesan foi realizada de forma on-line
27ª reunião do Conesan foi realizada de forma on-line - Foto: Bárbara Corrêa

Na manhã desta quarta-feira (14/10), foi realizado mais um encontro on-line do Conselho Estadual de Saneamento (Conesan). Substituindo o presidente Artur Lemos Júnior, a reunião foi presidida pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Paulo Paim. 

Após a votação da aprovação da ata da última reunião e o debate sobre assuntos administrativos, foi apresentado um panorama sobre o cronograma de ações do Plano Estadual de Saneamento (Planesan). O coordenador do projeto, Walter Souza, trouxe um contexto histórico, lembrando que o Plano nasceu ainda em 2003 e tem previsão de conclusão para 2021.

“Uma comissão foi formada pelos órgãos reguladores e entidades participativas e agora queremos aproximar as ações programadas das comunidades, ouvindo a opinião dos municípios em audiências públicas e atuando de maneira conjunta. Estar próximo e ouvir os conselheiros éfundamental para tomada de decisão”, explica Souza.

É por meio dos representantes das entidades que são membros do Conesan que a equipe busca aperfeiçoar os processos, fortalecendo a atuação do ConselhoAlém de cumprir o Termo de Referência que nos é exigido, queremos estruturar algo mais importante: mostrar o Planesan às entidades envolvidas e a sua importância paraa sociedade, destaca Paim.

Nas próximas semanas, a comissão deve sugerir alternativas que melhor apresentem os resultados do Planesan às entidades, com objetivo de fortalecer a comunicação e tornar o processo mais ágil, cumprindo o cronograma assertivamente.

Outro ponto apresentado por Walter foi o Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) que é uma das exigências do PlanesanSegundo ele, características como validade econfiabilidade devem ser levadas em consideração na análise do nível de salubridade ambiental de cada município gaúcho. Atualmente o ISA é realizado uma vez ao ano, a sua periodicidade também deve ser tema de novas discussões.

O andamento das ações do Planesan, assim como o detalhamento do projeto pode ser conferido no site da Sema, clicando aqui.

Texto: Bárbara Corrêa

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura