Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Artigo: Bem-estar dos animais sob cuidados humanos

Publicação:

-
-

Caroline Weissheimer Costa Gomes - Veterinária e gestora do Parque Zoológico do Rio Grande do Sul

Num mundo em que a compreensão acerca da vida animal se transformou, novos saberes têm acompanhado a percepção que temos sobre manter animais sob cuidados humanos. Com isso, o conceito e a operacionalização de zoológicos também mudaram e a antiga concepção de serem locais para expor animais para entretenimento está ultrapassada.

Atualmente, a missão dessas instituições são a conservação da fauna silvestre e a educação ambiental, sendo muitas vezes o último refúgio de animais impossibilitados de retornarem à natureza. Aliado a esses propósitos, a pesquisa, a conexão com a natureza e o bem-estar, completam a missão dos zoológicos modernos.

Essa última expressão, bem-estar animal, vem ganhando força, já que a nossa relação com os animais mudou totalmente. O reconhecimento, no século passado, de que eles possuem a capacidade de sentir, nos fez refletir a forma como os tratamos. A partir de então, a necessidade de mudança se tornou inevitável e, sobretudo, pautada num exercício de empatia.

Hoje o bem-estar animal deve ser prioridade quando falamos da manutenção de espécies sob cuidados humanos e isso se estende aos domésticos, como cães e gatos. Entretanto, entender o que é bem-estar para um animal silvestre é o primeiro passo dessa jornada de transformação.

A principal questão é proporcionar experiências semelhantes àquelas vivenciadas em seu habitat natural, que contemplem suas características comportamentais e fisiológicas, traduzindo-se em qualidade de vida. A busca por alimento, caçar, correr, brincar, interagir com outras espécies são formas de proporcionar bem-estar, pois fazem parte da rotina animal. Aqui cabe destacar que cada uma dessas necessidades é peculiar para cada espécie, por mais semelhantes que elas sejam. Além disso, oferecer cuidados com a saúde, dieta adequada e segurança são aspectos fundamentais.

A busca pelo bem-estar animal deve ser constante, requer uma equipe competente, estudiosa e dedicada, que se mantenha em adaptação, de acordo com as descobertas diárias desse ramo. Sendo assim, o empenho deve ser contínuo, e com certeza trará benefícios, sobretudo porque os animais não merecem nada menos do que tratamento de excelência.

 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura