Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Ação conjunta entre Secretaria do Meio Ambiente e Ibama apreende quase cinco toneladas de pescado no Vale do Sinos

Publicação:

Ibama e Sema apreendem pescado no Vale do Sinos/foto: Ibama
Ibama e Sema apreendem pescado no Vale do Sinos/foto: Ibama

Uma operação realizada pelo Ibama com o apoio dos fiscais do departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura RS, apreendeu 4,7 toneladas de peixes em uma unidade de beneficiamento de pescado em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A empresa recebe peixe direto de pescadores ou de outras empresas, processa, embala, rotula e depois distribui para estabelecimentos comerciais do Rio Grande do Sul e de fora do Estado.

Os fiscais fizeram uma verificação documental para averiguar irregularidades em toda a cadeia pesqueira e identificaram inconformidades na origem do pescado e nos métodos de captura. Sete autos de infração foram lavrados contra os donos da empresa, pescadores e fornecedores, que terão que pagar multa.

Foram apreendidas as espécies linguado, anchova, peixe-sapo, além de cação-anjo, espécie ameaçada de extinção. O pescado estava em condições de consumo e foi doado ao programa Mesa Brasil. A ação conjunta aconteceu na semana passada e fez parte da Operação Mar Territorial.

O departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura atua em projetos e programas de conservação socioambiental e será o órgão responsável por reestruturar políticas sólidas de monitoramento, recuperação e preservação ambiental no estado do Rio Grande do Sul.

VANESSA TRINDADE

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura