Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Seminário reúne gestores das Unidades de Conservação

Publicação:

foto gestores
foto gestores

A Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promoveu a 3ª Reunião de Gestores das Unidades de Conservação Estaduais nos dias 4 e 5 de outubro. Com enfoque para a Fiscalização, o evento contou com a participação de 16 gestores de 23 Unidades de Conservação Estaduais.

O objetivo das reuniões tem sido o de orientar os gestores em relação aos procedimentos e instrumentos legais e técnicos visando qualificar os trabalhos e integrar a gestão das Unidades de Conservação Estaduais e a gestão ambiental da Secretaria.

No primeiro dia do evento o chefe do Departamento de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Vagner Hoffmann capacitou os gestores a operar com os Auto de Constatação no Módulo Infração do Sistema Online de Licenciamento (SOL). A outra palestra foi do presidente da Junta de Julgamento em 1ª instância, João Manuel Trindade explanou sobre o funcionamento das Juntas de Julgamento e o fluxo dos autos de infração.

No segundo dia, o gestor Paulo Grüber, e a técnica ambiental, Danúbia do Nascimento apresentaram o Plano de Fiscalização do Parque Estadual de Itapeva, que teve como objetivo capacitar os três novos guarda-parques lotados na Unidade. Com o mesmo intuito, a gestora Maria Cristina Hahn, e o guarda-parque Daniel de Menezes Fredriksson explanaram sobre o Plano de Fiscalização da Reserva Biológica da Serra Geral, que conta com três novos guarda-parques.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura