Sema valida nova Unidade de Conservação em Santa Maria

Parque Natural Municipal dos Morros em Santa Maria

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) confirmou o cadastramento do Parque Natural Municipal dos Morros de Santa Maria no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). O processo de cadastramento da UC foi concluído no dia 24 de janeiro. Com a decisão, o Rio Grande do Sul passa a contar, agora, com 28 Unidades de Conservação municipais registradas no sistema estadual.

Localizado no norte do município de Santa Maria, o Parque Natural Municipal dos Morros possui uma área de 151 hectares que integra os biomas Pampa e Mata Atlântica. Segundo o coordenador do SEUC, Daniel Vilasboas Slomp, trata-se de uma área protegida por lei, com alto valor ambiental e paisagístico. "Essa região, entre dois biomas fronteiriços, permite um intercâmbio entre a fauna e flora, resultado em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros configura-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do bioma da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul", ressalta.

Sistema Estadual de Unidades de Conservação

A Sema é responsável pela coordenação do sistema que reúne todas as Unidades de Conservação do RS. É o órgão que recebe a demanda, avalia a situação e autoriza o cadastramento de novas áreas protegidas. Os municípios que possuem UCs devem encaminhar pedido de validação junto à Sema. A partir do cadastramento, o município recebe apoio técnico na implementação da UC, fica apto a receber repasses do ICMS Ecológico Estadual, de compensação ambiental e ter acesso a recursos de fundos de meio ambiente.