Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema recebe certificação internacional na área ambiental

Publicação:

Sema recebe certificação internacional na área ambiental
Sema recebe certificação internacional na área ambiental
Por Maurício Tomedi

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) foi agraciada com um selo internacional da ONG Carbon Disclosure Program (CDP). A certificação reconhece as ações feitas pela Sema no sentido de buscar alternativas para amenizar os efeitos provocados pelas alterações climáticas. A CDP é responsável por gerenciar um sistema mundial de informações ambientais. Essa é a primeira vez que o Rio Grande do Sul recebe essa homenagem.

Entre as ações realizadas pela Sema, está o abastecimento de dados para a plataforma da CDP. Ao todo, mais de 60 governos subnacionais (em geral, estados e províncias) de diversos países do mundo também assumiram esse compromisso por meio do programa Regions Adapt, assinado durante a COP 21, na cidade de Paris, em 2015. O objetivo do trabalho é armezar dados, permitir a troca de experiências e qualificar as ações de adaptação às mudanças de temperatura.

"Esse sistema, além de abrir os dados sobre a emissão de carbono no Planeta, é uma oportunidade do Estado se integrar com outras iniciativas que estão sendo tomadas a nível global", destaca a secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini. Segundo ela, para realizar esse trabalho, a Sema utilizou dados da Fundação de Economia e Estatística.

Presentes nas duas últimas edições da COP - de Paris e de Marrakesh, em 2016 -, Ana Pellini é a responsável pelo protagonismo internacional do Estado na questão ambiental. Desde 2016, o Estado coordena um grupo de trabalho de gestão e recursos hídricos. Os sete projetos desenvolvidos por essa equipe serão apresentados pela secretaria Ana na próxima edição da COP, em novembro, na cidade de Bonn, na Alemanha.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura