Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema promove curso sobre gestão florestal em Ibirubá

Publicação:

Sema promove curso sobre gestão florestal em Ibirubá
Sema promove curso sobre gestão florestal em Ibirubá

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, nesta terça-feira (12), curso sobre gestão florestal do bioma Mata Atlântica na Câmara de Vereadores do município de Ibirubá. O encontro acontece das 9h às 16h e será ministrado pelo chefe da Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) da Sema, Diego Pereira, e pelo técnico ambiental da Sema Igor Kraemer. A capacitação é voltada a agentes municipais de prefeituras que firmaram termo de cooperação com a Sema. De acordo com o convênio, a Sema é responsável por prestar orientações técnicas aos municípios que assumiram a competência para realizar o licenciamento e a fiscalização florestal. 
 
Conforme Pereira, o convênio garante autonomia ao município para realizar o planejamento territorial, já que a intervenção em remanescentes florestais no Bioma Mata Atlântica é competência estadual, sendo delegada ao município através do convênio. Ao todo, 293 prefeituras já assinaram termo de cooperação. Segundo o chefe da DLF, os agentes que participarem do curso também receberão instruções sobre diretrizes do Cadastro Ambiental Rural e subsídios para a elaboração dos planos municipais de conservação e restauração da Mata Atlântica. A atividade ainda contará com um módulo prático.

 
Ao todo, serão realizadas, de março a dezembro, 10 edições regionais do curso. A Sema espera capacitar, neste ano, aproximadamente 300 técnicos de 150 municípios conveniados. Interessados em realizar inscrição devem entrar em contato com a Divisão de Licenciamento Florestal da Sema pelo fone (51) 3288.8139 ou pelo e-mail dlf@sema.rs.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social da Sema/Fepam
imprensasema@gmail.com
(51) 3288.8182 / 3288.8115

Sema - Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável