Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema participa de encontro com agricultores agloflorestais em Passo Fundo

Publicação:

IMG 20180412 WA0032 (2)
IMG 20180412 WA0032 (2)

Técnicos do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) participaram do encontro sobre socialização de experiências em Agrofloresta e Conservação da Sociobiodiversidade, realizado pelo Centro de Tecnologias Alternativa Populares (CETAP), na cidade de Passo Fundo. O encontro, realizado no dia 10 de abril, possibilitou o debate de diversos temas inerentes aos sistemas agroflorestais (SAF`s), bem como possíveis estratégias e ações a serem desenvolvidas sobre SAF`s e valorização e uso da sociobiodiversidade nativa.

Na oportunidade, foi realizada a entrega dos equipamentos referentes ao projeto que tem por objetivo qualificar o Manejo Agroflorestal dos agricultores familiares atendidos pelo CETAP, realizado em parceria entre a RGE SUL, Sema e CETAP, com recursos do passivo de Reposição Florestal Obrigatória (RFO). Este projeto oportunizou a certificação de pelo menos 30 hectares de agroflorestas.

Participaram do encontro, realizado na sede da Reserva do Patrimônio Público Natural (RPPN MARAGATO), agricultores familiares, técnicos do CETAP e representantes do DBIO/Sema. O encontro também contou com uma mostra de sementes crioulas, equipamentos e práticas associadas à conservação e uso da sociobiodiversidade.

Além de promover incremento da biodiversidade local, os SAF´s permitem manejar de forma sustentável áreas que, inclusive, detenham regime especial de proteção, como Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal, gerando incremento de renda aos agricultores e comunidades tradicinais na utilização de produtos madeiráveis e não madeiráveis, como frutos, folhas, sementes, cascas, bulbos, entre outros. Para agricultores familiares, povos e populações tradicionais, a certificação agroflorestal e extrativista, emitida pela Sema é um procedimento gratuito, célere, não sendo exigida responsabilidade técnica. Mais informações sobre a certificação agroflorestal e extrativista podem ser acessadas em http://www.sema.rs.gov.br/sistemas-agroflorestais.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura