Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Acordo de cooperação técnica entre Sema e ministério fortalece ZEE

Publicação:

Quebra-cabeças ao fundo com um logotipo em forma do mapa do Estado, com um buraco, como se faltasse uma peça de quebra-cabeças no meio, escrito ZEE-RS, ao lado.
Logotipo do Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável firmou acordo de cooperação técnica com a União, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) visando unir esforços para a elaboração e implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (ZEE-RS).
Pelo compromisso firmado, o Ministério do Meio Ambiente se compromete, entre outros, a fazer o acompanhamento técnico, assistindo o Estado no desenvolvimento das diversas etapas de elaboração e implementação do ZEE, além de auxiliar a Sema no desenvolvimento de indicadores de monitoramento da implementação do zoneamento.
Ao mesmo tempo, compete a Sema promover a implementação do zoneamento, definir meios que assegurem a divulgação, o acesso e o compartilhamento da base de informações ao realizar atividades de capacitação de gestores públicos e privados para o uso e aplicação do ZEE, além de viabilizar meios para implementação das atividades previstas no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica.
O gerente de Zoneamento Ecológico-Econômico do MMA Bruno Miguelo acredita que o apoio mútuo fortalecerá ainda mais a parceria já em curso entre as duas instituições e também dará maior valorização ao ZEE como balizador das políticas públicas de Estado.
Com vigência até e 2020, a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann acredita que a parceria será capaz de fornecer experiências e aprimorar as decisões no desenvolvimento do ZEE-RS, que busca ser reconhecido pelo ZEE-Brasil, passando a integrar o planejamento das políticas nacionais.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura