Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e Fepam vão conhecer modelo alemão de mineração de carvão e de extração de areia em cursos d’água

Publicação:

Mineração de carvão na Alemanha   Copia
Mineração de carvão na Alemanha Copia

Para conhecer os aspectos técnicos e legais que são observados no licenciamento e controle da atividade de mineração na Alemanha, a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) coordenará uma visita técnica ao país europeu entre os dias 20 a 27 de maio.

Na segunda-feira, 22, o grupo participará de Seminário técnico com os órgãos competentes de licenciamento ambiental na Secretaria de Economia e Energia do Estado de Nordrhein-Wesahlen.
Nos dias seguintes estão previstas visitas a áreas de mineração de carvão, bem como a outras em processo de recuperação e já recuperadas. Será realizada também uma visita a uma usina térmica de geração de energia movida a carvão que produz 3 mil MW. Nos locais serão observados ainda aspectos da logística de transporte do carvão extraído.

Também serão vistos os aspectos relativos à extração de areia em leitos de rio praticada na Alemanha, tais como técnicas e regulamentações específicas, formas de controle e licenciamento ambiental desta atividade.

A secretária Ana Pellini destaca que os conhecimentos serão importantes para o Rio Grande do Sul, que possui as maiores reservas de carvão do país. A interlocução da missão está sendo feita pela Câmara Brasil- Alemanha no Rio Grande do Sul.

Pela Fepam, acompanham a secretária Ana Pellini, o chefe do Departamento de Controle engenheiro químico Renato das Chagas e Silva, a chefe da Divisão de Licenciamento de Mineração Andréa Garcia de Oliveira, a geóloga da Divisão de Licenciamento de Mineração Ana Paula de Oliveira Dani e a engenheira  florestal da Divisão de Licenciamento de Mineração Maila Artico.

Da Sema, a bióloga da Divisão das Unidades de Conservação Luciana Bandeira Gomes e o geólogo da Divisão de Outorga Augusto Furtado de Souza. As despesas da viagem estão sendo custeadas pelo governo federal.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura